Santa Bárbara bate meta de vacinação de sarampo

Foram aplicadas 768 doses no público-alvo (seis meses a cinco anos)

Santa Bárbara d’Oeste atingiu a meta de vacinação de sarampo de 2019. Foram aplicadas 768 doses no público-alvo (seis meses a cinco anos) durante a intensificação, realizada no período entre 7 e 25 de outubro.De 1º de janeiro de 2019, até o momento, o município aplicou 8.934 doses da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) para todos os públicos.

O Ministério da Saúde divulgou, esta semana, que o país também atingiu a meta de vacinação com 95% de cobertura vacinal em crianças de 1 ano. Catorze estados superaram o índice de 95% das crianças vacinadas. Outros 12 estados e o Distrito Federal ainda precisam buscar a meta para evitar a doença.

Os estados que atingiram a meta de vacinação são: Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo e Paraíba. Em relação aos municípios, 34,5% (1.923) precisam reforçar os esforços para atender a meta de vacinação. 

A partir de 18 de novembro, a segunda etapa da campanha se inicia. Um novo grupo, composto por adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, terão a oportunidade de se vacinarem até 30 de novembro, quando termina a campanha.

Casos de sarampo

Erradicada há anos, a doença volta a preocupar os brasileiros. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmadas 14 mortes pela doença no Brasil, sendo sete em menores de cinco anos de idade, 3 na faixa etária de 20 a 29 anos e quatro em adultos maiores de 40 anos. Foram 13 óbitos registrados em São Paulo e um em Pernambuco.

Até o dia 23 de outubro, Santa Bárbara d’Oeste registrava 27 notificações suspeitas de sarampo em investigação e 5 casos positivos - todos sem complicações. As doses seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, de acordo com o cronograma de atendimento das unidades. E eventualmente aos sábados, quando ocorre a abertura de algumas unidades, seguindo cronograma da Secretaria de Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.