Prefeitura inicia ações para o “Novembro Azul”
Durante o mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contarão com decoração especial e irão promover diversas ações alusivas ao movimento
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste deu início as ações do Movimento “Novembro Azul”. A iniciativa é dedicada às questões relacionadas à Saúde dos homens, com destaque para a intensificação sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.
Durante o mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contarão com decoração especial e irão promover diversas ações alusivas ao movimento, como Salas de Espera Ativa, entrega de materiais informativos e encaminhamentos para a realização de exame de PSA, que é determinante para a conduta do médico urologista diante da suspeita de câncer de próstata. Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.
Além do câncer de próstata, outros temas serão abordados durante as ações, como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação e atividade física. Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.
O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) mostrou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de aproximadamente 90%. O Instituto estima que este ano será registrado um total de 68,2 mil casos da doença. De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), por dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, sendo que três milhões vivem com a doença no Brasil.