Espetáculo barbarense é destaque em programação de Araras

Cia Gramelô de Teatro apresentará o espetáculo “Uirapuru – uma lenda brasileira”

O SESI de Araras recebe nesta sexta-feira, dia 8, às 18h30, o espetáculo da Cia Gramelô de Teatro “Uirapuru – uma lenda brasileira”.  O trabalho apresenta ao público infantil uma história envolvente e que resgata e incita a reflexão da cultura popular e folclórica brasileira, através da lenda do pássaro Uirapuru. 

O projeto percorreu as unidades do SESI da região através de edital de chamamento público de espetáculo. A peça já foi apresentada em Rio Claro e Piracicaba em duas sessões nas unidades locais. Encerrando a programação, a cia barbarense vai se apresentar na cidade de Araras.

Composto por de elementos simbólicos de animação, tais como bonecos e objetos, o espetáculo tem como intuito de provocar no espectador reflexão sobre a prática de respeito às diferenças individuais e coletivas, e principalmente a busca pela liberdade.

Baseado em pesquisas folclóricas e na cultura popular brasileira, na peça é possível resgatar o lúdico, o popular, a simplicidade do caipira, seus medos, seus sonhos e anseios, além de conhecer e reconhecer a importância do Folclore Brasileiro e sua riqueza cultural.

O projeto é livremente inspirado na obra O pequeno Imperador, de Atílio Bari, e foi adaptado dramaturgicamente, com intuito de resignificar sua linguagem, contexto e realidade, porém sem perder a sua essência que é a importância da liberdade e da tolerância, temas tão ausentes nos dias atuais.

A história conta sobre uma menina de uma pequena cidade que sempre foi o centro das atenções certa vez brincava com seu empregado e melhor amigo quando capturou e prendeu o Uirapuru, um pássaro que a atrai e fascina pelo seu canto e pelas cores vivas e irradiantes.

A partir daí, tudo começa a mudar naquele pequeno pedaço de chão: as árvores e as flores murcham e perdem as cores e um período de maus fluídos e infertilidade toma conta daquele lugar. Ao perceber o seu desejo egoísta de ter o pássaro somente para si, tenta ignorar a verdade, pois é muito difícil aceitar a realidade. Entre cores e movimentos, a poética do espetáculo é transformada em ação.

A direção e adaptação é de Helton Carlos e conta no elenco com Bruno Smanioto, Fabiana Pantarotto e Marcela Isler. A Cia Gramelô de Teatro é de Santa Bárbara d’Oeste e foi fundada em 2010. Outras informações sobre os espetáculos podem ser acompanhadas nas páginas oficiais do Facebook: Cia Gramelô de Teatro e do Instagram: @grameloteatro.