PM divulga dados em audiência pública da ACISB

Prisões em flagrante foram 57 no trimestre deste ano e 69 no mesmo período do ano passado

O 19º Batalhão de Polícia Militar de Americana, por meio da 2ª Companhia de Polícia Militar de Santa Bárbara d'Oeste promoveu, na tarde de ontem, a Audiência Pública para prestação de contas à população. Os dados foram referentes ao trimestre de julho, agosto e setembro. O evento foi realizado na ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste).

De acordo com o capitão da 2ª Cia, Alcântara, o objetivo é divulgar a transparência do serviço que foi prestado com a comunidade. “A audiência tem intuito de estreitar os laços com a comunidade, buscar soluções dialogadas, criar uma rede de cooperação e fortalecer a prevenção primária, assim como receber sugestões e críticas da comunidade”, afirma.

Entre os dados divulgados estão os roubos (exceto celulares, veículos e cargas) que no semestre de 2018 foram 88, sendo menor que o índice de 2019 que foi 91. Prisões em flagrante foram 57 no trimestre deste ano e 69 no mesmo período do ano passado.

O número de condenados capturados aumentou. Neste trimestre foram 82 capturados e no mesmo período de 2018 foram 69. Roubo e furto de veículos teve aumento este trimestre, sendo 177 neste período em 2019 e 171 no mesmo período do ano passado. Veículos apreendidos foram 385 no trimestre de 2018 e no período deste ano foram 89.

As vítimas de letalidade diminuíram este ano, sendo três vítimas neste trimestre contra cinco do mesmo período de 2018. As armas de fogo apreendidas também aumentou neste período, sendo 12 apreendidas contra 4 no trimestre de 2018. A PM também divulgou o número de apreensão de entorpecentes, sendo 3 kg no último trimestre e 8kg no trimestre do ano passado. 

O capitão também destacou a parceria com a Guarda Civil. “O relacionamento entre as forças policiais em conjunto só beneficiam a população. Realizamos reuniões frequentes com as forças policiais da nossa cidade e só podemos acrescentar melhorias nos patrulhamentos, em ações mais rápidas e eficazes”, disse. 

Participaram da audiência, comerciantes, autoridades do legislativo e população em geral. “A participação dos munícipes ainda é baixa, mas a gente espera que a população esteja presente nas próximas audiências e também convidá-los para a reunião do Conseg que acontece sempre na última quinta-feira do mês na Câmara Municipal”, disse.