Estação recebe Encontro Regional de Cultura Afro

Encontro será dia 16, a partir das 13h

A Fundação Romi realiza neste sábado, dia 16 de novembro, a partir das 13h, a cerimônia de batizado e troca de graduação durante o Encontro de Cultura Afro, na Estação Cultural, em Santa Bárbara d´Oeste. A atividade tem como objetivo resgatar e difundir a cultura afro-brasileira através de manifestações identitárias tradicionais.

O batizado e troca de graduação é resultado de mais um ano das aulas do projeto Capoeira Socioeducativa, que tem por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade e cidadania, por meio da valorização dessa cultura que congrega arte e esporte. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte.

O evento terá a presença de mestres capoeiristas da região e participantes do projeto Capoeira Socioeducativa. A proposta do “Encontro de Cultura Afro” é promover o intercâmbio e a valorização da capoeira. “A atividade já faz parte do nosso calendário há cinco anos. As ações desenvolvidas pela Capoeira Socioeducativa fazem parte do trabalho da Estação Social, projetos socioeducativos com foco na criança e adolescente, que visam à redução da vulnerabilidade social através de oficinas semanais com práticas esportiva”, explica a assistente cultural Rosana Lopes.

Para o contramestre Motta oportunizar o acesso a Capoeira às crianças e adolescentes oferecendo uma atividade socioeducativa, complementar à escola regular, contribui para o melhoramento do rendimento escolar, frequência e bom desempenho, sustentando uma sintonia entre as oficinas de Capoeira e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. 

“Colabora muito com a população de Santa Bárbara d’Oeste, principalmente com aqueles que participam das oficinas e seus familiares, pois no exercício e prática da Capoeira é estimulada a disciplina, o respeito ao próximo e a boa conduta social”, afirma. “Trocar a graduação, ou receber a primeira, é a conquista de cada participante de todo empenho e dedicação em 2019”, diz o contramestre.

Capoeira socioeducativa

Capoeira Socioeducativa é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. 

Nas oficinas, mais que aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 11h às 13h. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. 

A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações podem ser acessadas através do site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.