Velórios estão com horário reduzido

Com a propagação do novo coronavírus e os riscos de contaminação levaram as empresas funerárias a reforçar as medidas de proteção. Em Santa Bárbara d’Oeste, para evitar aglomerações, os velórios estão com horários reduzidos e restritos as pessoas mais íntimas. A orientação é repassada pela funerária aos familiares com aceitação positiva.

Segundo a Funerária Araújo, o tempo dos velórios foi reduzido em até duas horas e todos os funcionários trabalham paramentados com equipamentos de proteção. Para o sepultamento também são orientados o distanciamento entre as pessoas no momento do enterro.

Os novos procedimentos já vêm chamando a atenção de quem compareceu a velórios nos últimos dias. Segundo a empresa, a participação de apenas família e amigos próximos vem sendo bem aceita. O objetivo é evitar aglomerações, mesmo em casos onde não há suspeita de COVID-19.

Neste caso, a Prefeitura e o departamento de serviços funerários de Santa Bárbara d’Oeste adotaram medidas administrativas disposto no decreto n° 7.004 com base na Lei Federal nº 13.979 em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus.

Em casos suspeitos ou confirmados, por questão de saúde pública e sanitária, serão imediatamente procedidos os sepultamentos, sem realização prévia de velório pelos familiares. A recomendação é de cremação, porém, fica a critério dos familiares.

Para a realização do rito fúnebre de casos suspeitos ou confirmados por COVID-19, o caixão deve estar devidamente lacrado e esterilizado, conforme estabelecido para situações com risco de disseminações infectocontagiosas, segundo critérios e padrões sanitários, estabelecidos pela ANVISA.