Hospital de Campanha recebe os primeiros leitos

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com a montagem do Hospital de Campanha no campus da Unimep. O objetivo é reforçar os atendimentos de média complexidade para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). A previsão, segundo a Secretaria de Saúde, é pra ficar pronto na próxima semana.

 As salas de aula de um dos campus da Unimep foram disponibilizados para a cidade para que a estrutura possa atender a população. Os pacientes serão encaminhados pela Secretaria de Saúde, ou seja, a procura não será espontânea.

 No espaço poderão ser implantados até 100 leitos para o atendimento de pacientes. No local já foi instalada uma sala de emergência com respiradores, mas segundo a Secretária de Saúde, os atendimentos em urgência terão prioridade na Santa Casa de Misericórdia – Hospital Santa Bárbara.

 “Estamos prevendo, de início, cinquenta leitos e conforme for tendo a necessidade nós podemos chegar até a 100 leitos”, disse a secretária Lucimeire da Rocha. A previsão para finalizar a montagem dos primeiros 50 leitos é para semana que vem.

 O atendimento no local não será espontâneo, ou seja, os pacientes serão encaminhados pela própria Secretaria de Saúde. “Serão pacientes referenciados pelos prontos-atendimentos e até mesmo do hospital, se for necessário”, explica.

 O hospital de campanha atenderá pacientes de baixa/média complexidade. “Aqueles que já estão finalizando o tratamento e precisa ficar em observação por dois ou três dias e que não precisam de oxigênio”, destaca. A secretária afirma que a situação na cidade está tranquila, mas que a equipe já organizou toda a estrutura de saúde para atender a população. “Estamos conseguindo deixar tudo organizado para que no momento que começar a ter os casos, a cidade esteja preparada para atender”, disse.

 

Também nas próximas semanas haverá a implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Santa Bárbara - em parceria entre o Município de Santa Bárbara d’Oeste e o Governo do Estado de São Paulo.


Atualmente as redes pública e privada disponibilizam cerca de 50 leitos de UTI e 70 respiradores para o cidadão barbarense. Para ampliar ainda mais a estrutura, a Prefeitura também já iniciou o processo para a compra de 8 novos respiradores.

A Prefeitura vai disponibilizar ainda novos anexos aos Prontos-Socorros “Dr. Edison Mano” e “Dr. Afonso Ramos” para atendimento de apoio durante a fase de enfrentamento ao coronavírus.