Taxa de isolamento social cai durante a semana em SB

Na segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de abril, caiu para 44% e 46%, respectivamente, a taxa de isolamento social em Santa Bárbara d´Oeste.  Na sexta-feira Santa, dia 10, chegou a 57%, melhor índice igual ao do dia 29 de março; no sábado, dia 11, caiu para 51%;  e no domingo, dia 12,  era de  55%.   Os dados são de boletim divulgado ontem, quarta-feira, dia 15 de abril, pelo Estado.

 

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 50% na terça-feira (14), portanto, maior que em Santa Bárbara. De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

 

No município, no início de março, a taxa de isolamento era na faixa de 30%, depois em meados do mês subiu para faixa de 40% e 50%. Em abril, no início do mês, o índice de isolamento era de 51%. Depois subiu para 55%  e 56%, dias 04 e 05 de abril. Em seguida, nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril, ficou na faixa de até quase 50%.

 

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes.  Na microrregião, Hortolândia, a taxa de isolamento chegou a 61% na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa. Já segunda e terça-feira, anotou 52% e 51%. Em Americana, na segunda e terça-feira, dias 13 e 14, marcou 47% e 48%. Por sua vez, Sumaré registrou 46% e 45% no período.

 

Saiba mais

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.