Cultura registra 80 inscritos em edital para artistas e grupos artísticos

A primeira fase do Edital de Chamamento Público para Credenciamento de Artistas e Grupos Artísticos em Santa Bárbara d’Oeste registrou 80 inscritos em balanço divulgado, ontem, pela Secretaria de Cultura e Turismo. A segunda fase das inscrições acontece até dia 10 de agosto.

 

O projeto é voltado para apresentações on-line com ajuda de custo entre R$ 350 a R$ 3 mil. O edital é voltado aos fazedores de cultura de diversos segmentos que buscam realizar apresentações artísticas a ser realizadas por meio de exibições on-line e futuramente, após o período de enfrentamento do coronavírus, serem apresentados em equipamentos culturais, parques, praças e áreas de bem-estar e lazer.

 

Entre as áreas inscritas, o setor de teatro liderou com 24 inscrições seguidas de: música com 16 inscritos, artes visuais com 10 inscrições, dança com 9 inscritos, narrativa oral com 6 inscrições, circo com 5 inscritos, cultura popular com 4 inscrições e literatura também com 4 inscritos e patrimônio imaterial com duas inscrições.

 

Ainda em julho, a Prefeitura liberará o site de inscrição da segunda fase para interessados em inscrever propostas. As inscrições da segunda fase vão até 10 de agosto e poderão ser feitas pelo site www.santabarbara.sp.gov.br/credenciamentodeartistas.

 

A primeira etapa do edital, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, foi encerrada com uma ótima adesão dos artistas barbarenses. “A diversidade artística no número de inscritos mostra que Santa Bárbara é cidade pluralmente cultural. Agora trabalhamos em um ritmo acelerado para publicar a lista de habilitados e seguirmos os ritos previstos no chamamento. E planejamos iniciar a produção do conteúdo on-line ainda em julho”, explicou Evandro. “Atendendo ao pedido do prefeito Denis Andia, esse credenciamento busca abraçar todos aqueles que se dedicam à arte e sobrevivem dela, por isso se faz necessário ouvi-los para elucidar qualquer apontamento”, complementou o secretário.

 

Ao todo, o edital permite a contratação de mais de 450 artistas das mais diversas expressões artísticas em diferentes formatos até 31 de dezembro de 2020. Ainda está disponível aos artistas orientações e um passo a passo que pode ser conferida no link www.is.gd/live_credenciamento em formato de vídeo ou um Tira-Dúvidas em texto pelo link www.santabarbara.sp.gov.br/credenciamentodeartistas/duvidas. Para mais informações, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo dispõe também de um e-mail credenciamentodeartistas@santabarbara.sp.gov.br.