Agosto Dourado: Apasb e MEIMEI incentivam aleitamento materno

No sábado, dia 1º de agosto, teve início a Semana Mundial de Aleitamento, que segue até o dia 7. No Município, a Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara) e o Serviço de Assistência Social - SAS MEIMEI apóiam e incentivam a amamentação nos primeiros meses de vida da criança. Em razão disso, realizam uma campanha online com fotos e vídeos em que destacam a importância desse ato.

Em 2020, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. A professora Dionea Fronza, integrante da diretoria da Apasb, informou que a entidade apóia e incentiva essa campanha, pois o aleitamento materno é sustentável ao planeta, bem como melhora a saúde do bebê e da mãe.  Além disso, o tema vem ao encontro do segundo item das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.  

Segundo Dionea, o aleitamento materno  é a forma mais natural e segura de alimentar uma criança até os seis meses de vida.  O ato de amamentar ajuda no desenvolvimento saudável do bebê, protege de infecções, diminui risco de obesidade, entre outros benefícios. Para as mães, estudos apontam que protege do câncer de mama.   “Nos primeiros seis meses, apoiamos e incentivamos o aleitamento materno exclusivo, pois o leite materno é a gota da vida, a gota para uma vida saudável da mãe, do bebê e da sustentabilidade do planeta”. A Apasb é presidida por Paulo Bachin, que também apóia e incentiva o aleitamento materno.

Já a SAS MEIMEI  é uma entidade que oferece assistência para gestantes e mães em  condições de vulnerabilidade social do município, com o objetivo a concessão do benefício eventual de natalidade, que consiste na entrega de kits de enxovais com parceria da Secretaria de Promoção, a  Santa Casa de Misericórdia do Município e também a Pastoral da Criança.

A entidade conta com o Projeto Oficina do Bebê, que as próprias gestantes e mães confeccionam sua própria manta, toalha e outras peças para seus próprios filhos. Durante a oficina do Bebê,  são realizadas ações socioeducativas,  onde vários profissionais  de diversas áreas,  inclusive a assistente social Ana Paula Bahia da entidade fazem palestra sobre assuntos ligado a gestão,  inclusive o Aleitamento materno,  pois é de extrema importância as mães alimentarem  seus filhos.  A sua sede está localizada na Rua Benedita Colombo Pereira, nº 72 Vila Breda (em frente da portaria do Ed. Bosque das Flores). Informações pelo telefone: 3454-6520.

 Agosto Dourado

 No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999,   e em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado, estendendo as atividades de conscientização pelo mês todo.