Santa Bárbara inicia Plano Municipal de Retomada de Atividades Coletivas

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou, ontem, o Plano Municipal de Retomada de Atividades Coletivas. Trata-se de um conjunto de medidas que disciplina o funcionamento de espaços públicos e privados em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19) com os devidos protocolos sanitários e suas restrições. Os primeiros decretos relacionados ao tema serão publicados na edição de hoje do Jornal Diário Oficial.

O Plano Municipal de Retomada de Atividades Coletivas ocorre em meio a uma redução média de 60% no número de óbitos em Santa Bárbara d’Oeste durante a segunda quinzena de setembro – em comparação à primeira quinzena do mês.

Uma das primeiras medidas do Plano Municipal de Retomada de Atividades Coletivas será a reabertura do Parque dos Ipês, Parque Araçariguama, Parque dos Jacarandás, Parque Infantil Tom Leite, Parque Infantil do Panambi, Parque das Nascentes, Parque Arnaldo Boaretto, Parque do Mollon, Parque do 31 de Março, Parque Vila Brasil e Centro Social Urbano.

A partir de segunda-feira, os parques funcionarão das 7 às 13 horas – com exceção do Centro Social Urbano, que respeitará a agenda de treinamentos estabelecida pela Secretaria de Esportes. É obrigatório o uso de máscara pelos funcionários públicos e frequentadores.

Os sanitários estarão fechados e os bebedouros impedidos para o uso, sendo orientado que os frequentadores providenciem seus meios pessoais de hidratação para que não haja o compartilhamento com outras pessoas. Haverá apenas a abertura de um único portão para acesso do público – desde que tal medida não acarrete qualquer tipo de aglomeração e os frequentadores deverão cumprir a medida de distanciamento social, sendo vedada a aglomeração de pessoas nas dependências dos parques.

Os estabelecimentos que possuam licença de funcionamento ou alvará de funcionamento para atividade de salão de festas e "buffet" poderão, excepcionalmente, a partir de 3 de outubro exercer a atividade de comércio de alimentação com consumo no local, cumprindo todas as regras do protocolo sanitário de bares, restaurantes e afins, tais como restrição de ocupação, horário reduzido, distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel, higienização reforçada do ambiente, testagem e acompanhamento médico dos colaboradores, medição de temperatura dos clientes, proibição de utilização de brinquedos e realização de atividades coletivas. 

Os estabelecimentos interessados no funcionamento deverão apresentar, através de protocolo on-line, requerimento solicitando a respectiva licença excepcional. 


BIBLIOTECAS

A partir do dia 5 de outubro as Bibliotecas Municipais de Santa Bárbara d’Oeste iniciarão a retomada gradativa das atividades. O funcionamento das Bibliotecas ocorrerá mediante o seguinte cronograma: Biblioteca “Neide Crócomo”, no CEU das Artes, a partir de 5 de outubro; Biblioteca do Centro Cultural “Léo Sallum”, na Cidade Nova, a partir de 13 de outubro; Biblioteca Central “Maria Aparecida de Almeida Nogueira”, a partir de 19 de outubro.

As atividades serão realizadas de maneira remota, por meio dos canais de comunicação de cada espaço (on-line e telefônico). Os espaços não estarão abertos ao público, exceto para retirada de livros – mediante agendamento e com intervalos de 10 minutos entre um atendimento e outro. Para devolução não será necessário o agendamento e todos os exemplares emprestados serão retirados do acervo após a devolução, ficando em quarentena.

- As Bibliotecas Municipais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Os telefones para atendimento ao público | WhatsApp são 3458.5868 (Biblioteca “Neide Crócomo”, no CEU das Artes, a partir de 5 de outubro), 3457.4657 (Biblioteca do Centro Cultural “Léo Sallum”, na Cidade Nova, a partir de 13 de outubro) e 3455.2619 (Biblioteca Central “Maria Aparecida de Almeida Nogueira”, a partir de 19 de outubro).


TEATRO

A previsão para a retomada das atividades no Teatro Municipal “Manoel Lyra” é 3 de novembro. Caso a retomada das atividades seja confirmada nesta data, tais atividades ocorrerão mediante uma série de medidas de segurança e protocolos sanitários.


AULAS

As aulas na rede municipal de ensino seguem on-line, por meio de videoaulas e atividades de apoio. O conteúdo pedagógico é disponibilizado para o aprendizado em casa, juntamente com vídeos gravados por professores para as atividades complementares. Todos os conteúdos seguem organizados para cada nível escolar, desde o berçário até o 5º ano do ensino fundamental, incluindo a Educação Especial e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). O site de apoio online é o: www.santabarbara.sp.gov.br/educacao.

Ressalta-se ainda que o município segue com constantes estudos sobre a abertura dos equipamentos municipais e demais espaços.  "Para a flexibilização ou não, todos os segmentos passam por avaliação periódica do Município e do Estado de São Paulo (Plano São Paulo). O Plano Municipal de Retomada de Atividades Coletivas  deixa claro ainda a necessidade do uso de máscara e da continuidade da adoção de medidas para a prevenção do Coronavírus, em especial visando a proteção da população barbarense", informou.