Dia do professor: CCR promove palestra no programa “Caminhos para a Cidadania”

Em homenagem ao Dia do Professor, o Instituto CCR e CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, promoveu aos educadores que atuam no programa Caminhos para a Cidadania a palestra com o tema: "Como as competências socioemocionais impactam na motivação, engajamento e projeto de vida dos educadores, alunos e suas famílias". O palestrante foi Leo Fraiman, psicoterapeuta e orientador profissional. Docentes de Santa Bárbara d’Oeste também participaram.

“Eu tenho a convicção de que é nas horas difíceis que a gente se reinventa e de que a gente encontra, a partir do nosso propósito, a força para seguir além, não temendo os novos tempos”, ressalta Fraiman, ao comentar sobre o tema do encontro. “Consideramos que a palestra foi uma forma de presentar os professores que participam do nosso programa, pois o tema pode ser aplicado tanto na vida pessoal, quanto profissional”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo Caminhos para a Cidadania. Este ano, participam do programa 2,9 mil professores, em mais de 1,3 mil escolas.

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até 2019, foi voltado a 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu suas atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O endereço é o www.caminhosparaacidadania.com.br .

No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, o Programa é desenvolvido em aproximadamente 200 escolas e mobiliza cerca de 40 mil alunos em 13 cidades que estão sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes: Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo.