Novembro Azul: SB promove ações nas UBSs

O Movimento Novembro Azul é um lembrete para os homens buscarem prevenção ao câncer de próstata, doença silenciosa que, quando ocorre, pode deixar sequelas muito incômodas, como disfunção erétil e incontinência urinária. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informa que vem promovendo  ações da campanha nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outros serviços da Rede Municipal de Saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que haverá mais de 65.840 novos casos no Brasil, enquanto nos Estados Unidos, segundo a Sociedade Americana do Câncer, a estimativa é de 191.930 novos casos e 33.330 óbitos este ano. É considerado um câncer da terceira idade, isto é, em três quartos dos casos no mundo, manifesta-se a partir dos 65 anos.

Segundo Marco Aurélio Lipay que é Doutor em Cirurgia (Urologia) pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o aumento da incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e também e pelo aumento na expectativa de vida.

“O INCA e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) destacam a alta incidência do câncer de próstata e, assim, ressaltam a importância da consulta médica, que tem como objetivo o diagnóstico precoce. Lembramos que, nos estágios iniciais, a doença não manifesta qualquer sinal ou sintoma, justificando assim uma visita ao consultório do Urologista, que fará um histórico clínico detalhado somado ao toque prostático e solicitação de outros exames necessários, como o PSA (antígeno prostático específico), que podem sugerir a suspeita de um câncer. A confirmação do diagnóstico faz-se por uma biópsia de próstata”, explica.

Os fatores de risco para câncer de próstata são: idade, raça negra, obesidade, hábitos alimentares ricos em gorduras, sedentarismo e fator familiar (quando se tem um parente de primeiro grau com câncer de próstata, a probabilidade é até duas vezes maior; e para aqueles que tem dois parentes de primeiro grau, essa probabilidade é até seis vezes maior).

 

CAMPANHA

Mesmo com os atendimentos restritos, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), as Unidades Básicas de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste oferecem orientações gratuitas relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a intensificação das informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo a Prefeitura, nas UBSs são realizadas Salas de Espera Ativa, além de decoração especial. Para obter informações sobre os serviços disponíveis e horários das ações educativas, basta entrar em contato na unidade de saúde mais próxima da residência.