Covid: Deputada Bebel solicita vacinação prioritária aos profissionais da educação

Na condição de presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e deputada estadual, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Professora Bebel (PT) está solicitando que os professores e demais profissionais da educação também tenham prioridade na vacinação contra a covid-19, que terá início em 25 de janeiro do próximo ano. A solicitação foi feita na tarde da última segunda-feira, em ofício protocolado no Palácio dos Bandeirantes, dirigido ao governador João Doria (PSDB),  que anunciou que o Estado de São Paulo iniciará a vacinação da população em 25 de janeiro.

No ofício, a deputada Bebel destaca que a solicitação para a imunização decorre da necessidade de se observar a mesma sistemática adotada até 2019 para a campanha de vacinação contra a gripe (influenza), que considerava os professores de escolas públicas e privadas como grupo prioritário em razão do risco de contágio existente em sala de aula, local de aglomeração de pessoas.

No documento, ainda, a presidenta da Apeoesp e deputada estadual ressalta a necessidade imperiosa de dar cumprimento, em relação aos profissionais da educação, ao artigo 6º, caput, c.c. artigo 5º, caput, ambos da Constituição Federal de 1988, que asseguram a todos o direito à Saúde como condição de fruição do direito à vida, consagrado como direito individual fundamental a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.