Obras de arte ganham releitura fotográfica na Escola Jorge Calil





























Para explorar obras de artistas como Tarsila do Amaral, Johannes Vermeer, Leonardo da Vinci, Frida Kahlo, Franz Marc, Anne Magill, Renoir, Picasso, Salvador Dali, Florbela Espanca, entre outros, os alunos da Escola Estadual Jorge Calil Assad Sallum criaram releituras de suas artes, em casa, com a ajuda de suas famílias. Os registros fazem parte de uma atividade de Arte, coordenada pela professora Luciana Forti.
Devido a pandemia do novo coronavírus, as aulas foram realizadas pela plataforma Teams e as pesquisas sobre os artistas e atividades foram ministradas através do Google Forms. “Sou muito privilegiada por ter alunos incríveis. Lancei o desafio online e eles aceitaram. Os professores da escola também toparam participar. O resultado ficou inexplicável”, disse a professora.
O objetivo, segundo Luciana, é despertar nos estudantes o interesse pela apreciação de obras de arte, descobrindo suas linhas, formas e cores. “A iniciativa também visa se expressar através da fotografia e buscar inspiração nas imagens de obras de artistas renomados para manifestar espontaneamente suas expressões e impressões e estimular o uso da internet como fonte de pesquisa”, destaca.
O projeto começou com a escolha de uma obra pelas crianças e a pesquisa sobre o artista e sua arte. Junto da família, cada aluno recriou um quadro por meio de uma foto, com muita criatividade e utilizado recursos como luz, cenário e figurino. Entre as habilidades propostas estão: desenvolver processos de criação em artes visuais com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
A docente explica que a releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. “Em Artes, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original. A releitura de uma obra de arte é uma nova interpretação, feita com estilo próprio, mas sem fugir do tema original da obra. Cada ser humano tem um modo próprio de ver e interpretar a realidade. Quando realizamos uma releitura, expressamos nossos sentimentos e sensações, mas de uma maneira própria, singular”, afirma.
“A expectativa era de incentivar a criatividade deles utilizando a fotografia, para auxiliar nas releituras de obras artísticas e manipular suas próprias fotos, o que facilita o fazer artístico do aluno. Gostaria de parabenizar a todos os alunos que, mesmo de longe, participaram desse desafio”, conta.