Chuva forte atinge Santa Bárbara e deixa ruas alagadas em bairros

O temporal que atingiu Santa Bárbara d’Oeste na tarde desta terça-feira (12) causou estragos em várias ruas e deixou a cidade em estado de atenção. Pontos de alagamentos, enxurradas, interdições e carros submersos foram registrados em apenas uma hora de forte chuva. Segundo a Defesa Civil não houve feridos.

Segundo a Defesa Civil a precipitação pluviométrica parcial (uma hora) foi de 43 milímetros, acompanhado de descargas elétricas e ventos fortes de aproximadamente de 30 a 40 km. O órgão segue com atendimento aos locais afetados. Não houve registro de desabrigados, desaparecidos, feridos e óbitos. 

No Jardim Santa Alice, na Estrada do Barreirinho houve pontos de alagamentos devido à grande quantidade de água do Ribeirão dos Toledos e os moradores ficaram ilhados. Um veículo foi submerso pela quantidade de chuvas no Parque do Lago. Ninguém se feriu. No Jardim São Fernando também foi registrado uma forte enxurrada entre as ruas do Aço e Diamante.

Foram registrados pontos de alagamentos na Rua Juscelino Kubitschek, Av. Tiradentes, Av. Corifeu de Azevedo Marques e nas ruas Argentina, Colômbia e Paraguai no Sartori. No Condomínio Cerejeiras no Bosque das Árvores a enxurrada também invadiu toda a área de entrada e estacionamento.

Na Rodovia SP-304 (Luiz de Queiroz), também foram registrados pontos críticos de alagamentos e um trecho ficou interditado para o escoamento da água. No acesso ao bairro Jardim São Francisco 2 e Jardim Santa Rita de Cássia, a pista ficou travada e alguns motoristas arriscaram trafegando até na contramão. 

No Jardim Conceição, os moradores ficaram apreensivos pelo nível do Ribeirão dos Toledos e a iminência do transbordamento do leito. A Defesa Civil segue com o monitoramento meteorológico das áreas de risco com a presença de equipes e viaturas nas áreas mapeadas, vistorias de campo, identificação de risco ou por solicitação de munícipes e monitoramento hidrológico que estabelece monitoramento e vistoria sobre a área da sub bacia do Ribeirão, incluindo vistorias preventivas nas barragens.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os próximos dias são de condição variando entre céu parcialmente nublado a nublado, pancadas de chuva e temporais, que devem ser pontualmente severos, acarretando chuva localmente forte, raios, vendaval e até possibilidade de granizo.