Rede Feminina atende quase 200 pessoas com câncer em 2020

A Rede Feminina de Combate ao Câncer atendeu 198 pessoas com câncer, de qualquer tipo e fase da doença, e suas famílias, sendo 33 crianças e adolescentes e demais adultos, de todas as idades e gêneros, em 2020. Acolheu 60 novos beneficiários adultos e dois novos infanto-juvenis. Teve 36 baixas por óbito de adultos. Ao final do ano passado, manteve 162 beneficiários ativos em tratamento. Os números constam em balanço social divulgado pela  entidade.

No período, atuou com uma equipe interdisciplinar de 15 profissionais. Os salários/honorários foram pagos por recursos com restrição: Instituto Ronald McDonald; Termo de Fomento; Sicredi e foram pagos com recursos próprios. Recebeu R$ 723.425,50 em doação financeira, por meio das seguintes formas: telemarketing, Campanhas próprias, Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas, Bazar, Brechó, Aluguel, Nota Fiscal Paulista, Cofrinho, Venda de Pin e Camisetas, Plataforma Digital, Edital de Projeto e Termo de Fomento.  Teve isenção de IPVA, IPTU e DAE.

Recebeu R$ 60.000,00, da Prefeitura Municipal, por meio de Termo de Fomento, destinado ao financiamento parcial do Serviço de Transporte de Crianças ao Hospital Boldrini, Apoio Emocional e Administrativo. Recebeu R$ 74.795,72, do Instituto Ronald McDonald, destinado ao financiamento parcial dos Serviços de Assistência Social, Nutrição e Transporte. Recebeu R$ 13.990,00 da Sicredi, por meio de campanha própria, para o financiamento parcial do Serviço de Nutrição.

 

McDia Feliz

Participou pela 23ª vez  da Campanha McDia Feliz e arrecadou R$ 30.129,00. Registrou em livro próprio 1.829 horas trabalhadas por voluntários. Recebeu, em doação: 1.814 itens de medicamentos, 239 itens de suplemento alimentar, 1239 itens de produtos hospitalares, 3.436 itens alimentícios, 116 produtos novos para artesanato, 61 produtos novos para Bazar, 16.145 demais produtos novos, contabilizados em R$ 155.259,43.

Comprou e concedeu R$ 43.742,45 em suplemento alimentar industrializado, medicamento, produto hospitalar e de higiene. Concedeu 274 doações de remédios, 753 doações de Suplemento Alimentar industrializado; 1.476 doações de produtos alimentícios, 348 doações de produtos hospitalares, 645 doações de diversos (roupa, calçado, produto de higiene, folder educativo, móveis, utensílios novos e usados. Vale observar que cada doação pode conter mais de um item.

Realizou 1.631 atendimentos de Assistencial Social; 651 de Apoio Emocional; 1.192 de Apoio de Enfermagem. Desses, na sede, domiciliares, hospitalares, por telefone. Além disso, 185 em grupo,  305 familiares e 165 interseções a pacientes na Rede Pública. 

Realizou 206 atendimentos de Transporte de Crianças, em 157 viagens ao Hospital de Tratamento. Realizou 160 atendimentos de Apoio Pedagógico, por telefone, em grupo (12 oficinas), domiciliares, familiares, whatsApp e escolar. Realizou 645 atendimentos de Apoio Nutricional, individual na sede, por telefone, familiares, em grupo (1 Oficina) e domiciliares.

 

Mais atividades

Realizou seis  bazares, três eventos festivos, 76 Oficinas para Capacitação e Geração de Renda, com 245 participações. Registrou 1899 assinaturas no livro de visitas. Fez campanha em diversos segmentos sobre prevenção ao câncer de mama e câncer infantil. Realizou dois  encontros de voluntários, uma Live, um Pedal Rosa, duas  palestras sobre Prevenção ao Câncer em Empresas, entrevistas e publicações na imprensa e redes sociais, com artigos diversos. Produziu vídeos com orientações sobre covid-19, saúde, técnicas de artesanatos, que foram enviados por whatsapp a beneficiários adultos. Distribuiu cerca de 10 mil panfletos sobre prevenção ao câncer. Participou de dois Congressos. Participou de três  Conselhos Municipais: CMAS, CMDCA e COMUSA. Desenvolveu ações no Dia das Boas Ações e no Dia de Doar.

 

Declaração

“Não dá para dizer que o planejamento de 2020 possa ser copiado para 2021 devido aos impactos de saúde e socioeconômicos trazidos pela pandemia, todavia, podemos afirmar que desenvolvemos experiências antes  e durante pandemia, com relação ao tipo de necessidade trazida pelos beneficiários, ao tipo de serviço prestado, forma de doação e perfil de doadores”, diz Carla Bueno, Superintendente da Rede Feminina.

E segue: “O cenário atual é incerto e de muitas dúvidas para todos. Há incertezas sobre os acessos aos serviços públicos de oncologia, assim como sobre as doações para 2021 e torna-se prudente analisar sobre esse contexto por acreditar que a clareza sobre o quanto o nosso trabalho impactou ou não impactou na vida dos assistidos e seus familiares, sobre como estão sendo tratadas as dificuldades quanto ao diagnóstico, acesso e tratamento da doença no Estado e Município, como estamos financeiramente, como vamos captar recursos, como estamos nos relacionando com nossos pares, como estamos de governança, norteia um Plano de Trabalho para 2021 mais assertivo, priorizando as consequências em decorrência da doença na pandemia e preservando a missão, visão e os valores da entidade”, conclui.

A entidade está na internet pelo site www.redefemininasbo.org.br, instagram @redefemininasbo e facebook Rfcc_Sbo. Tem whatsapp corporativo (19) 9-9253-0952. Dá publicidade às Certidões, Balanço, Plano de Trabalho, Relatório de Atividades, a quem deseje conhecer, pelo link: https://www.redefemininasbo.org.br/transparencia.html. Está situada à rua Santa Cruz, 420 – Vila Pires.