Rotarianos celebram hoje 116 anos do Rotary Internacional

Os rotarianos do mundo inteiro celebram hoje, dia 23 de fevereiro, os 116 anos de serviços do Rotary as comunidades do mundo inteiro. O diretor do Rotary Internacional 2019-2021, Mário César Martins de Camargo, divulgou de forma online uma mensagem para celebrar e lembrar a data. Hoje, o clube de serviço está em 185 países e somam mais de 52 mil rotarianos. No Brasil, está em mais de 1.400 municípios. Dentre os seus trabalhos, está o combate a pólio.

Em Santa Bárbara d´Oeste, na data, é comemorado o Dia Municipal do Rotary Club, instituído  no Calendário Oficial de Eventos, por meio da Lei nº 4.002 de 19 de fevereiro de 2018, de autoria da então vereadora Germina Dottori.  No Município, são dois clubes de serviço: Rotary Club Santa Bárbara d´Oeste e Rotary Club Santa Bárbara d´Oeste – Progresso.

A presidente do Rotary Club Santa Bárbara d´Oeste, Sílvia Camacho, falou da alegria de celebrar os 116 anos do Rotary Internacional, bem como do Dia Municipal do Rotary. Aproveitou para  destacar  as ações do clube de serviço no município. “O Rotary Club Santa Bárbara d'Oeste, nestes 76 anos já realizou muitos projetos para nossa comunidade, e tenho certeza, ainda realizaremos muito mais”, disse Sílvia.

Os projetos incluem  doação de móveis, equipamentos, máquinas e utensílios para diversas instituições, escolas e Hospital Santa Bárbara no Município. Dentre as entidades, Asilo São Vicente de Paulo, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Creche SOS, ABE (Associação de Beneficência e Educação – Casa da Criança), AMAI, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Cidadã e Cidadãs de Direito,  Cooperativa Juntos somos Fortes e Promoção da Cidadania Imaculada Conceição.

Segundo Sílvia, neste momento, o objetivo do Rotary Club Santa Bárbara d´Oeste é aumentar o  banco de cama hospitalar, cadeira de rodas e cadeira de banho, porque a procura é muito grande e  estão com poucas. Por fim, lembrou a prova quádrupla do Rotary que pensamos, dizemos ou fazemos: É a verdade?; É justo para todos os interessados?; Criará boa vontade e melhores amizades?; e Será benéfico para todos os interessados?

 

Fundação

No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr, em Chicago (EUA), para uma ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club.

A Missão do Rotary Internacional é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.  A declaração da visão do Rotary é: Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Os valores são: Serviços Humanitários; Companheirismo; Diversidade; Integridade; Liderança