Morre em Rio Claro, Dom Aloísio Hilário de Pinho, bispo emérito de Jataí

Morreu na terça-feira, 4 de maio, Dom Aloísio Hilário de Pinho, bispo emérito de Jataí (GO), vítima de parada cardiorrespiratória. Membro da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, conhecida como orionitas, depois de encerrar seu ministério episcopal, optou por residir em Rio Claro (SP), integrando a comunidade orionita presente na Diocese de Piracicaba (SP). Desde 8 de abril de 2010, residia no Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo.

A missa de corpo presente acontecerá nesta quarta-feira, 5 de maio, às 8h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Rio Claro (SP). O corpo do bispo será transladado para a Diocese de Jataí (GO).

Dom Aloísio nasceu em 14 de janeiro de 1934 em Mariana (MG), filho de Maximiano Paulo de Pinho e Albertina Benício de Pinho. Em 25 de março de 1955 fez sua primeira profissão religiosa e, no dia 19 de março de 1963, foi ordenado sacerdote em Roma, onde cursou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 9 de novembro de 1981, foi eleito bispo de Tocantinópolis (TO) pelo Papa São João Paulo II. Tendo como lema episcopal “In charitate non ficta”, foi ordenado bispo em 20 de dezembro de 1981. Sua posse na Diocese de Tocantinópolis (TO) foi em 10 de janeiro de 1982. Transferido para a Diocese de Jataí (GO), tomou posse em 26 de fevereiro de 2000. Em 16 de dezembro de 2009, tornou-se bispo emérito, mas continuou à frente da diocese como Administrador Apostólico até a posse do sucessor em 6 de março de 2010.

A partir de 8 de abril, passou a residir na fraternidade orionita de Rio Claro (SP), colocando-se à disposição do então bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Fernando Mason, para colaborar nos trabalhos pastorais da diocese.