Novos membros do Conseg tomam posse

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Santa Bárbara d´Oeste tem nova diretoria para o biênio 2021 a 2023. A posse ocorreu em 1º de junho de 2021. Para a presidência foi eleito Valmir Hedlund, substituindo Jeferson Rodrigues Ribeiro.

Os demais membros da nova diretoria são: Marcos Rosado, vice-presidente; Luciana Aparecida F. de Godoy, 1ª secretária; Francisco Aparecido da Costa, 2º secretário; e Sandra Santos Maia, diretora social e assessoria de comunicação. Para eleição, apenas uma chapa se inscreveu e foi eleita por aclamação. Em face da nova sistemática de distanciamento social gerada pela Covid-19, conforme prevê o artigo 2º do Decreto Estadual nº 65.563 de 11 de março de 2021, não foi realizada cerimônia de posse.

Conforme informou a nova diretoria, já fizeram uma reunião preparatória entre os membros para discussão dos projetos que querem desenvolver nesta gestão. Neste momento, em razão da pandemia as reuniões com a população estão suspensas.

Nesta nova gestão, o Conseg quer que a população continue com a participação no colegiado, levando as demandas, pois é essencial para melhorias e aumento da segurança. As demandas nas mais diversas áreas, tanto em segurança como serviços, entre eles,  poda de árvore, troca de lâmpadas, limpeza de terrenos, são encaminhadas para as autoridades competentes. 

Outra proposta é um estreitamento das relações com os NALs (Núcleos de Ação Local). Atualmente, a cidade conta com dois: Cruzeiro do Sul e Jardim Europa. Também quer uma sinergia com os demais conselhos da cidade. Também pretende conversar com a Câmara Municipal para pedir para que as reuniões do colegiado continuem nas dependências do Poder Legislativo, que fez aumentar a participação da comunidade e é um espaço mais amplo.

Os novos membros destacaram, ainda, que Santa Bárbara é a cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o IECV – Índice de Exposição aos Crimes Violentos 2020, produzido a partir de dados públicos oficiais de Segurança Pública no Estado de São Paulo, apresentado pelo Instituto Sou da Paz. Isso faz com que o município seja modelo para outras cidades.

Por fim, apresentou algumas dicas para a população, para que sempre registre Boletim de Ocorrência, pois é um documento de estatística das forças de segurança;  e leve esses Boletins de Ocorrência para as reuniões do Conseg, para verificar com as autoridades o andamento das ocorrências.

 

Conheça os novos membros

 

Valmir Hedlund (presidente), 61 anos  – Engenheiro  Eletricista pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), com pós- graduação MBA em Gestão de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Marcos Rosado (vice-presidente) - é comerciante na zona leste há 27 anos, onde administra o Restaurante Rosado juntamente com sua irmã Karina Rosado. Foi vereador entre novembro/17 até dezembro/20. Na Câmara municipal, foi presidente das comissões de Segurança Pública e Políticas Sociais (que engloba as áreas da Saúde), autor de mais de 25 projetos e diversas outras proposituras.

Auxiliou na criação do NAL (Núcleo de Ação Local) no Bairro Cruzeiro do Sul e ajudou na transferência das reuniões do  Conseg que antes aconteciam em uma acanhada sala no CSU – Centro Social Urbano, para a Câmara Municipal, propiciando assim, com o aumento significativo no número de munícipes participando dos encontros. Acredita que sua passagem pelo Legislativo e sua experiência na participação de todas as reuniões do Conseg enquanto vereador, possam ajudar na melhoria da segurança na cidade.

Luciana Aparecida Fonseca de Godoy (1ª secretária)  -  42 anos, é tutora do Vizinhança Solidária do Jardim São Francisco. É  coordenadora/administradora de um Polo de Educação a Distância Universidade Paulista-  UNIP e  também é atual síndica de um condomínio no Jardim São Francisco-  Villa das Palmeiras. “O que me levou a participar do Conselho de Segurança de Santa Bárbara d Oeste foi justamente essa demanda de serviço com pessoas do Grupo Vizinhança Solidária e Condomínio no que tange segurança para comunidade. E juntamente com alguns moradores vimos a necessidade de levar as autoridades a necessidade dos munícipes. Tais ações  tem dado muito retorno em segurança pública, bem como a preservação da ordem pública”, disse.

Francisco Costa, conhecido como Chico Jofram, (2º secretário), empresário da empresa Buffet Cheiro Verde. Formado em Administração. Contribuiu junto com os comerciantes do Jardim Europa na construção e implantação da base da polícia militar comunitária fazendo parte do seu quadro diretor. Idealizador do projeto Kata Treco implantado na gestão do prefeito Adilson Basso. Ex- vice presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara), na gestão do presidente Héctor Hernandes.

Sandra Santos Maia, conhecida como Sandrinha Biscuit, (diretora social) - Casada, mãe de dois filhos. Nascida em São Paulo  e mora em Santa Bárbara D'Oeste há  16 anos. Participante ativa das reuniões do Conseg.