Campanha salarial: SindProSBO realiza assembleia online

O SindProSBO (Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d´Oeste) realizou, na quinta-feira passada, dia 3 de junho, feriado, assembleia online com a participação de quase 100 professores da rede pública municipal. Na reunião, a categoria votou pela rejeição da contraproposta da prefeitura para a negociação salarial deste ano.

Segundo o sindicato, diante de uma inflação de 7,59%, conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o executivo municipal ofereceu 0% de reajuste nos salários e no vale alimentação. “Conscientes do cenário econômico nacional e local, a categoria reiterou a reivindicação pela correção inflacionária nos salários e benefícios. A assembleia também deliberou diferentes estratégias de luta para pressionar o poder público a rever sua posição”, informou em sua rede social.

De acordo com o SindProSBO, a prefeitura alega que a Lei Municipal 173 a impede de repassar reajustes. Em contrapartida, o SindProSBO apresentou alternativas, explorando brechas na referida legislação ou utilizando outros possíveis projetos de lei. A assembleia também cogitou receber o INPC apenas em janeiro, ao término da Lei 173. Ele aponta que como o momento atual não configura período eleitoral, o reajuste poderia ser realizado dentro das possibilidades da administração municipal.

Durante a assembleia de quinta-feira, a categoria também demonstrou preocupação com os demais profissionais da educação. Além disso, apresentou outras alegações deste período de aulas remotas.