Santa Bárbara é premiada com o “Juntos pela Cultura 2021”

Em encontro nesta terça-feira (13) no Palácio dos Bandeirantes, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi premiada com o “Juntos pela Cultura 2021” - ações do Tradição SP e o Gestão SP - programas de fomento e difusão cultural para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, pelo governo estadual, com gestão e produção da Organização Social Amigos da Arte.

O Tradição em Santa Bárbara contemplará a Corporação Musical União Barbarense, com produção de documentário da centenária banda e apresentações em diversos espaços públicos do Município. Já no Gestão SP foi contemplada a servidora Tarsila Rapassi - assessora Técnica na Secretaria de Cultura e Turismo, atuando como Gestora do CEU das Artes, realizando ainda atividades nas produções de oficinas culturais, eventos públicos e representações em conselhos.

A premiação foi entregue pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória, ao secretário municipal de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Santa Bárbara d’Oeste mais uma vez se destaca nas iniciativas do Governo do Estado. A gestão do prefeito Rafael Piovezan busca firmar parcerias para garantir eficiência na administração dos recursos públicos, possibilitando novas frentes de investimento. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vem trabalhando de maneira enérgica apresentando a cidade em diferentes oportunidades”, ressaltou Felix.

Desde o lançamento do programa, em 2019, Santa Bárbara é contemplada com ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, recebendo o título de Capital Cultural em 2020 e sediando outros projetos, como a Virada SP, o Circuito SP e a capacitação do Revelando SP.

Corporação Musical União Barbarense

Com o objetivo de valorização do patrimônio imaterial, da identidade cultural e histórica, a proposta contempla a produção de um documentário sobre a celebração da Alvorada e Cortejo realizados pela Corporação Musical União Barbarense. Para produção deste documentário serão captadas imagens de três apresentações intituladas “Vendo a Banda passar”, além de depoimentos.

Esse projeto pode ser considerado um dos marcos deste patrimônio tão importante do Município. “A Corporação é a tradição de Santa Bárbara e acumula 123 anos de uma ação pujante, seja pelas alvoradas e cortejos em todo 1º de maio, também em eventos”, comentou o secretário. “Cortejos que atravessam gerações e causam no barbarense uma conexão com sua ancestralidade. A memória da cidade se constrói ao som da Corporação Musical União Barbarense”, complementou Felix.

A Corporação Musical União Barbarense é uma entidade municipal sem fins lucrativos, fundada em 1.898, reconhecida pela Câmara Municipal como um serviço de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 1.235 de 15 de outubro de 1.976, cujo plano de ação é manter vivo uma cultura musical de mais de um século, de antigas tradições de tantos municípios brasileiros.