Nova onda de frio derruba as temperaturas na região

Uma nova massa de ar frio, de origem polar, derrubou as temperaturas na região. Hoje a mínima chegou à 5,4°C, no início da manhã, segundo o Ciiagro. A previsão fria segue até quarta-feira com mínimas podendo atingir valores entre 6°C e 7°C e possíveis geadas nas áreas mais altas. 

“Essa massa de ar de origem polar que chegou ao estado de São Paulo já provocou geada em diversas cidades. O frio aumenta nos próximos dias e o fenômeno se espalha em praticamente todas as áreas com exceção do litoral”, destaca os meteorologistas do Climatempo.

Na região, Limeira chegou a registrar sensação térmica de 0,5°C, Cosmópolis 0,9°C, Nova Odessa 2,0°C, Piracicaba 2,2°C, Campinas 3,3°C e Americana 6°C. A partir de quinta-feira, os termômetros ficam um pouco acima dos 20°C. A próxima onda de frio deve chegar perto do dia dos pais, celebrado no domingo, 8 de agosto.

Ontem a umidade relativa do ar chegou a ficar em 21%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O estado de atenção varia de 21% a 30% de umidade. Já o de alerta dispara entre 13% e 20%. No estado de emergência, com 12% ou menos de umidade do ar, o clima se assemelha ao de um deserto. O valor de umidade relativa do ar considerado ótimo varia dos 60% aos 90%.

Segundo informações da Defesa Civil, a umidade relativa do ar é uma medida que mostra a relação entre quanto vapor d’água existe no ar e quanto caberia caso ele estivesse totalmente cheio de vapor em uma mesma temperatura. No caso da saúde humana, a baixa umidade relativa piora crises alérgicas e respiratórias, causa sangramento pelo nariz, aumenta o ressecamento da pele, traz irritação aos olhos e induz eletricidade estática.

O órgão listou mais algumas recomendações para ajudar a população a manter o bem estar mesmo neste período como: ingerir bastante líquido; não praticar exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa; deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir; não usar o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. 

Também é recomendado lavar as narinas com soro fisiológico e/ou fazer inalações com o mesmo produto; manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira e evitar frequentar lugares fechados.