Recontagem populacional: PSL Barbarense lança campanha e pede apoio do prefeito

O presidente do Diretório do PSL (Partido Social Liberal) e suplente de deputado estadual, Marcos Fontes, foi recebido pelo prefeito Rafael Piovezan (PV),  na tarde da última sexta-feira (23/07). No encontro, a liderança barbarense entregou um oficio da sigla, com pedido de apoio ao chefe do Executivo para cobrar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE,  à recontagem populacional de Santa Bárbara d’Oeste.

O prefeito Rafael Piovezan (PV) falou sobre o ofício: “Esta é uma demanda importante para Santa Bárbara d'Oeste. Temos a convicção de que nosso Município já ultrapassou a marca de 200 mil habitantes. Que o próximo censo a ser realizado pelo IBGE aponte a nossa real população, superando os 200 mil habitantes, colocando Santa Bárbara em um rol das maiores cidades da região e do Estado de São Paulo, proporcionando ainda a vinda de mais recursos para o desenvolvimento do nosso Município".

No oficio, o partido diz não concordar com o resultado do censo realizado em 2010, que apontou de forma estimada que Santa Bárbara d’Oeste possui uma população  de 194.390 habitantes. Em reunião semanal realizado pelo PSL, no último dia 15 deste mês, na sede do partido, que esta localizado na Rua Goiânia, n.º 452, Sala 1, Piso Superior, no bairro Cidade Nova, foi decidido pelo Diretório, levantar a bandeira em prol da cidade  e cobrar o IBGE,  à recontagem populacional do município.

Isso porque dados estatísticos municipais apontam um número maior de habitantes, bem como muitos barbarenses relataram que nunca foram consultados pelo censo do IBGE. Também foi relatado que o município, perde uma parcela muito alta de investimentos dos governos federal e estadual por não atingir ou ultrapassar o número de 200 mil habitantes. Assim, o objetivo é unificar forças políticas pelo bem de Santa Bárbara ‘Oeste.

O vereador Carlos Fontes, que também é do PSL e Líder da Bancada na Câmara Municipal, em 2015, recebeu da prefeitura resposta do Requerimento de n.º 1.235/2015, de sua autoria, que em 2015, Santa Bárbara d’Oeste já contava com 61.930 hidrômetros, e a própria ARES-PCJ, estima uma média de 3,5 pessoas para cada hidrômetro. “Se multiplicarmos, 3,5 por números de hidrômetro instalados até 2015, o resultado é de 216.755 mil habitantes. Nós estamos perdendo muitos recursos da União e do Estado em diferentes áreas da nossa cidade, além de outros benefícios a Fundo Perdido que poderiam vir ao nosso município, porque o censo do IBGE nunca bate a casa dos 200 mil habitantes”, disse em defesa do seu requerimento na época, Carlos Fontes.

Recentemente o vereador Carlos Fontes apresentou outro Requerimento de n.º 637/2021, neste mesmo sentido, para saber quantos hidrômetros tem instalados no município até nos dias de hoje.

“Agradecemos muito o apoio recebido do prefeito Rafael Piovezan. Nesta luta, não devemos ver, siglas partidária, temos que todos nós, num só foco e união de todos, prefeito, vereadores, lideranças de classes e toda nossa população, para cobrar do IBGE a contagem exata da população barbarense, pois com certeza já passamos a casa dos 200 mil habitantes, mais nunca é de fato confirmado isso pelo IBGE. E com isso, estamos perdendo grandes recursos do governo federal e do governo estadual para a nossa cidade. Eu e meus pais, nunca fomos entrevistados pelo censo, nunca nenhum recenseador do IBGE bateu na porta de casa para nos entrevistar”,  disse o suplente de deputado estadual, Marcos Fontes, que ficou satisfeito com o prefeito Rafael Piovezan também abraçar essa causa.

Marcos Fontes ainda disse que o partido esta pedindo um levantamento à prefeitura, para saber o quanto o município perde por ano de recursos federal e estadual, por não ter mais de 200 mil habitantes.  Atualmente, Marcos Fontes também faz parte, da assessoria do deputado federal e presidente estadual do PSL no Estado de São Paulo e vice-presidente nacional do PSL, Júnior Bozzella.