Capelas da zona rural são tombadas pelo Município

O prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Rafael Piovezan (PV), decretou o tombamento das Capelas do Cemitério dos Americanos; Nossa Senhora do Carmo; e Santo Antônio, ambas na zona rural do Município. As publicações dos Decretos que tratam do tombamento estão sendo publicados na edição desta sexta-feira (8/10), do Diário Oficial do Município – Jornal Diário.

 

O Decreto Municipal nº 7.244 de 22 de setembro de 2021 dispõe sobre o tombamento material e imaterial do edifício particular de interesse cultural, histórico, arquitetônico e afetivo desse Município, identificado, tradicionalmente como “Capela do Cemitério dos Americanos”. O documento leva em consideração que em 1878 foi construída a primeira capela do Cemitério de Campo que atendia às três denominações cristãs protestantes praticantes pela comunidade: Presbiteriana, Batista e Metodista.  A Capela está localizada as margens da Estrada dos Confederados.

 

O Decreto Municipal nº 7.245 de 22 de setembro de 2021 dispõe sobre o tombamento material e imaterial do edifício particular de interesse cultural, histórico, arquitetônico e afetivo desse Município, identificado tradicionalmente como “Capela Nossa Senhora do Carmo”. O documento leva em consideração que o edifício objeto do tombamento em questão  foi inaugurado em 1934, apresentando arquitetura refinada ao tempo e tendo como solicitante de projeto o Sr. Nicola de Cillo e Irmãos, sendo o construtor responsável Caetano Grone. A Capela fica na Fazenda Esperança, Rodovia Doutor Ernesto de Cillo, em Santa Bárbara d´Oeste.

 

O Decreto Municipal nº 7.246 de 22 de setembro de 2021 dispõe sobre o tombamento material e imaterial do edifício particular de interesse cultural, histórico, arquitetônico e afetivo desse Município, identificado tradicionalmente como “Capela Santo Antônio”. O documento leva em consideração que a primeira capela católica em louvor a Santo Antônio na região foi construída em 1905, em taipa, e o segundo edifício objeto do tombamento em questão foi inaugurado em 1935, construída em sistema construtivo de alvenaria de tijolos.  A Capela está localizada as margens da Estrada Vereador Saulo Waldemar Fornazin.  Além disso, os Decretos levam em consideração legislações sobre o assunto e indicação de tombamento municipal protocolizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d´Oeste.