Prefeito Rafael Piovezan representa Santa Bárbara e o Brasil em Evento Mundial da Saúde

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou nesta quarta-feira (1º) do IV Encontro Regional de Prefeitos por Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis, realizado de forma virtual pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Representando o Brasil no evento, o prefeito barbarense falou sobre as políticas públicas de Saúde e de diversos segmentos executadas no Município, sendo que estas atividades realizadas em Santa Bárbara d’Oeste integrarão um documento base para a Agenda 2030, norteador para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro, que contou com a participação de países como Argentina, México, Uruguai, Equador, Paraguai, Bolívia, República Dominicana, Honduras, entre outros, abordou informações relacionadas ao trabalho dos governos locais, incluindo as ações e lições aprendidas no contexto da pandemia, dando sequência aos compromissos internacionais assumidos com o reconhecimento do papel dos municípios na incorporação da promoção da saúde em todas as políticas públicas das gestões municipais.

“Com muita honra apresentamos uma série de ações executadas em Santa Bárbara d’Oeste e que servem de exemplo ao Brasil e ao Mundo. Além de todo o trabalho na área da Saúde, com novas estruturas, ampliação dos serviços, de leitos de UTI e o combate à pandemia da Covid-19, temos os projetos de Educação, de Meio Ambiente, de implantação de Áreas de Bem-Estar e Lazer como referência. Com isso, forma-se uma grande ferramenta no Mundo todo para que haja um diagnóstico singular, de cada País, Estado e Município, com o objetivo de construir cidades mais saudáveis”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

“Cumprimento a professora Dra. Ana Maria Girotti Sperandio e todos que integram a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É dever do Poder Público oferecer ao cidadão todos os serviços e estruturas para a qualidade de vida. Estamos atentos quanto a isso e executaremos outros tantos projetos para que Santa Bárbara d’Oeste sempre seja referência, levando nossos conceitos à Organização Mundial da Saúde”, completou o prefeito.

Fundada em 1902, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

O organismo internacional oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.

A Organização Pan-Americana da Saúde propõe aos governos locais da Região das Américas um conjunto de critérios regionais para identificar avanços e resultados em todos os esforços de líderes políticos, sociais e redes interinstitucionais focados na obtenção da equidade, saúde e bem-estar da população, tudo isso respeitando a singularidade e as características próprias de cada território e população com uma abordagem integral dos determinantes da saúde.