Projeto apresenta e valoriza cantigas, histórias e brincadeiras tradicionais

Inicia-se nesta terça feira, dia 7 de dezembro, as apresentações online do projeto “Brincadeiras e Cantigas com Histórias”, pelo Youtube da narradora oral e arte educadora Renata de Paula.  São 22 vídeos diferentes, que apresentam cantigas de roda e de brincar, histórias destas cantigas e de seus personagens, além de inúmeras brincadeiras tradicionais. Canal para assistir todos os vídeos com sessões de narração: https://www.youtube.com/channel/UC9z5xY4wTi89WCeD7-XbW0w/videos 

Participam do “Brincadeiras e Cantigas com Histórias” a arte  educadora e narradora oral Renata de Paula e a arte educadora e musicista Daniela Smanioto. As brincadeiras tradicionais são mostradas e brincadas pelas convidadas Taina e Milena Fernandes.

Cada sessão consiste na apresentação de cantigas tradicionais, seguida do convite e ação do público cantar com as narradoras as cantigas apresentadas e, em alguns casos, brincar a cantiga. Na sequência são contadas oralmente histórias sobre as cantigas.


A coordenação geral do projeto é da narradora oral, arte educadora e artesã Renata de Paula que, em outras oportunidades já coordenou projetos como o "Histórias de Déu em Déu" e o "Leiturando" do Ponto de Leitura Casa Encantada, além de diversos projetos da Confraria do Conto, com ela está a arte educadora, narradora oral e musicista Daniela Smanioto.


As sessões, que contam, com 22 cantigas e histórias diferentes, além de diversas brincadeira de  brinquedos tradicionais, serão liberadas com estreias nos dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro, em sessões diferentes às 9h00, 11h00, 13h00, 15h00, 17h00 e 19h00. O Projeto “Brincadeiras e Cantigas com Histórias”  foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e tem como proponente e coordenadora geral a arte educadora e narradora oral Renata de Paula.