Comissão da Câmara inicia fiscalização em UBSs da zona sul

Os vereadores que integram a Comissão Permanente de Política Social da Câmara barbarense visitaram, nesta semana, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Bárbara d’Oeste, com o intuito de fiscalizar o trabalho desenvolvido nesses locais. A visita às UBSs do Santa Rita e do São Francisco foram as primeiras de uma série de fiscalizações que serão  promovidas por essa comissão nas unidades de saúde e nos prontos-socorros barbarenses.

 

Nas unidades visitadas, os membros da Comissão de Política Social, que é composta pelos vereadores Esther Moraes (PL), Bachin Jr (MDB) e Carlos Fontes (União Brasil), verificaram questões estruturais, assim como estado de conservação e limpeza, além de material disponível para o atendimento ao público. Os parlamentares também observaram a equipe disponível nessas duas unidades e o atendimento prestado nesses locais, inclusive o pré-natal e o destinado a crianças e adolescentes. Essas mesmas questões serão vistoriadas nas demais unidades do Município.

 

“Ainda na visita, conversamos com assistentes sociais da Prefeitura, para verificar se essas UBSs possuem estratégia de Saúde da Família, qual é a área de abrangência delas e qual a quantidade de atendimentos mensais. Juntas, essas unidades já totalizam cerca de 70 mil prontuários”, afirmou a vereadora Esther. Como são relativamente novas, não foram observados problemas estruturais no prédio. Os parlamentares também conversaram com os munícipes atendidos nessas unidades, para, posteriormente, num relatório, apresentar sugestões e críticas quanto ao atendimento nesses locais.  Compete a essa comissão, dentre outras atribuições, opinar sobre proposituras relativas à saúde pública e sobre a prestação de serviços médico-hospitalares à população.