Câmara aprova dois projetos na 13ª Reunião Ordinária

A Câmara de Santa Bárbara d´Oeste aprovou, ontem (12/04), durante a 13ª Reunião Ordinária do Ano, dois projetos de lei. Antes da sessão, a Tribuna Livre foi utilizada por Gilmar Aparecido Arante, presidente do Copasbo (Conselho de Pastores de Santa Bárbara d´Oeste) e, em seguida, por Paulo Caetano, que falou sobre os 18 anos da Famam (Fanfarra Marcial Amigos).

 

Inicialmente, durante a votação, os vereadores aprovaram  o Projeto de Lei nº 245/2021, do vereador Carlos Fontes (União Brasil), o qual declara de utilidade pública municipal o Conselho de Pastores de Santa Bárbara d’Oeste (COPASBO).

 

Na sequência, foi aprovado o Projeto de Lei nº 28/2022, do prefeito Rafael Piovezan (PV), que autoriza o DAE (Departamento de Água e Esgoto) a abrir crédito adicional especial no Orçamento para exercício de 2022, no valor de R$ 1.216.987,42, em vista do recebimento de valores da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que se dará em decorrência do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Autarquia e a Concessionária, destinado à execução de Programa de Eficiência Energética.

 

Na exposição de motivos, o prefeito Rafael Piovezan expõe que a execução do Programa compreende serviços de bombeamento de água, substituindo bomba, motores e painel, elaboração de relatórios de medição e verificação e outras atividades previstas no Programa, contemplando a substituição de um conjunto de motor e bomba no sistema motriz com painel elétrico com inversor de frequência na ETA 2 e um motor no Reservatório São Francisco. 

 

“Com a substituição de equipamentos por equivalentes mais eficientes, pretende-se reduzir ao todo 99,95 kW de demanda  nos horários de ponta, aliviando o sistema de distribuição local e provocando um efeito em cadeia positivo em todo o Sistema Elétrico de Potência (SEP). Além disso, com a implementação das ações de eficiência pretende-se reduzir o consumo de energia elétrica da instalação em aproximadamente 899,00 MWh/ano”. Os projetos seguem agora para sanção ou veto do prefeito.