Aprovada Campanha de conscientização sobre depressão, ansiedade e pânico

Os vereadores barbarenses aprovaram, ontem (03 de maio), durante a 16ª Reunião Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 247/2021, que institui a Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico no Município. A propositura é de autoria do vereador Elton Cezaretti, o Tikinho TK (PSD).

 

Os objetivos desta iniciativa são: oferecer informações sobre as doenças, suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamentos; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento; e combater o preconceito.

 

Na Exposição de Motivos da proposta, TK cita dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), segundo os quais 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos EUA. O parlamentar também destaca números em relação à ansiedade. “Cerca de 19,4 milhões de brasileiros sofrem com a ansiedade. Isso faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo”, destaca. Na sequência, os parlamentares discutiram e aprovaram as moções nº 132, 133, 135, 137, 138, 139 e 141/2022.