Vereadores discutem com secretárias série de ações de acolhimento a pacientes com câncer

Os vereadores Esther Moraes e Júlio Cesar Kifú, ambos da bancada do PL na Câmara barbarense, estiveram reunidos, na tarde de ontem (2), com as secretárias municipais de Governo, Patrícia Marques, e de Saúde, Lucimeire Rocha. O encontro, solicitado pelos parlamentares, tinha por objetivo propor ações ao Poder Executivo para o acolhimento de pacientes com câncer, assim como seus familiares. Os vereadores são autores de projeto em tramitação na Câmara nesse sentido.

 

"Entendemos ser possível já ir construindo esse atendimento com os profissionais da saúde aqui na cidade", afirmou Kifú, explicando que a intenção do projeto de que os pacientes com diagnóstico de câncer sejam encaminhados para atendimento com um assistente social do Município, para serem informados, inicialmente, a respeito do funcionamento do Sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), além de receber apoio de profissionais de saúde do município, até o início do tratamento oncológico.

 

"Esse acolhimento vai proporcionar que o paciente seja encaminhado para nutricionista, psicóloga, assim como para atendimento social. Além disso, um médico da UBS de referência ficará responsável pelo caso desse munícipe e realizará o acompanhamento", destacou Esther.  Ela ressalta, no entanto, que os profissionais da saúde já realizam um acolhimento, mas que o projeto vai possibilitar a reorganização do serviço, seu aperfeiçoamento, com a organização do fluxo de atendimento e de pacientes diagnosticados com câncer em Santa Bárbara d'Oeste.

 

Os parlamentares também sugerem que o paciente receba um cartão de identificação, para que os profissionais possam ter acesso detalhado ao seu caso e local onde realizam tratamento, assim que chegarem em qualquer unidade de atendimento, seja no pronto-socorro, na UBS mais próxima da residência ou no Centro de Especialidades, caso seja necessário passar com especialistas.

 

"Nosso objetivo é garantir que uma equipe multidisciplinar atenda o paciente, para promover, além da estabilidade clínica e física, já fornecidas, atendimento psicológico e social, com uma equipe que atue de forma sistêmica e intrafamiliar. Assim, todos ficarão a par da situação clínica do paciente e conseguirão dar suporte emocional para essa família num momento de grande instabilidade emocional" explicou Kifú.