Composta.SBO coleta 900 quilos por mês de resíduos orgânicos

O mês de junho é considerado o mês do Meio Ambiente, época importante para destacar boas iniciativas nesta área. Em Santa Bárbara d´Oeste, um projeto social de destaque é o Composta.SBO, que tem como objetivo transformar resíduos orgânicos em adubo, por meio da compostagem. Atualmente, a iniciativa coleta 900 quilos por mês de resíduos orgânicos.

 

A iniciativa é idealizada por Viviane de Oliveira Guimarães, moradora no bairro Terras de Santa Bárbara, formada em Ciências Contábeis e atualmente aluna da FATEC no curso de Agronegócio. Segundo Viviane, o projeto visa reduzir a quantidade de resíduos direcionados ao aterro sanitário da cidade, levando em consideração que mais da metade do lixo gerado em uma residência é orgânico. Assim, foi desenvolvida a transformação desses resíduos em adubo através da compostagem.

 

O projeto começou em março de 2020, quando Viviane e sua família começaram a produzir alimentos orgânicos em sua propriedade rural utilizando o adubo produzido pela compostagem dos resíduos gerados em casa. Diante  disso, começaram a motivar amigos e familiares a separarem seus resíduos, após algum tempo a iniciativa se espalhou para vizinhos, empresas, restaurantes e escolas da cidade.

 

Os colaboradores do projeto recebem em suas residências um baldinho para colocar as cascas de frutas, verduras, legumes, cascas de ovos, bora de café e saquinhos de chá. O  baldinho é trocado toda semana. Os  responsáveis pela coleta são  Viviane  e seus sobrinhos Brayan e Gustavo Guimarães. A coleta é realizada com o carro da família ou de bicicleta.

 

Omar, esposo de Viviane, é o  responsável pelas formações das leiras e controle do processo de compostagem. Já  seu pai Antônio Guimarães cuida da adubação da plantação e colheita. De acordo com Viviane, parte da plantação da família é distribuída para os colaboradores em forma de gratidão por ajudar a transformar a cidade em um lugar mais sustentável e saudável de se viver. Mais informações pelo telefone: ( 19) 99105-1532.