Quatro projetos são aprovados na última sessão antes do recesso de julho

Os vereadores barbarenses aprovaram um projeto de lei complementar, dois projetos de lei e um projeto de decreto legislativo, além de sete moções, na tarde de ontem,  terça-feira (28), durante a 24ª Reunião Ordinária, realizada no Plenário Dr. Tancredo Neves. Esta foi a última sessão antes do recesso parlamentar do meio do ano, que vai de 1º a 14 de julho, de acordo com o artigo 31 da Lei Orgânica Municipal (LOM).

 

Inicialmente, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 08/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização para desafetação e alienação de imóvel de propriedade do Município, localizado no Jardim Gerivá.

 

Na sequência, foi aprovado o Projeto de Lei nº 03/2022, de autoria do vereador Nilson Araújo Radialista (PSD), que dispõe sobre a inclusão do Dia Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no calendário oficial de eventos de Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com a propositura, que também institui a campanha ‘’Criança em Sinal de Trânsito – Infância Perdida’’, esse evento será realizado, anualmente, no dia 12 de junho. 

 

A terceira propositura aprovada foi o Projeto de Lei nº 25/2022, assinado pelo vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (Patriota), que altera o §2º do artigo 232 da Lei Municipal nº 2.402/1999, o Código de Obras do Município. A nova redação determina que, decorrido o prazo constante na intimação fiscal, os agentes fiscalizadores irão novamente ao local verificar e comprovar a regularização da infração. Caso o proprietário ou possuidor não tenha sanado a infração cometida, será considerado reincidente e a multa, cobrada com acréscimo de 50%, tendo como valor-base a multa imediatamente anterior.

 

Por fim, os parlamentares aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2022, de iniciativa do presidente da Casa de Leis, o vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), que altera o artigo 3° do Decreto Legislativo n° 02/2002, alterado pelo Decreto Legislativo nº 19/2011, o qual institui a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares. Na prática, a proposta estabelece que os homenageados com esta honraria sejam indicados por entidades ou grupos do movimento negro, com atuação em Santa Bárbara d’Oeste há pelo menos dois anos, que se destacaram pela atuação no enfrentamento ao racismo e à discriminação racial e no tocante à luta pela igualdade de oportunidades e a favor da cultura afro-brasileira. Ainda nesta sessão, foram aprovadas as moções nº 283 e 285 a 289 e 295/2022.

 

TRIBUNA - A Tribuna Livre da Câmara foi utilizada, nesta reunião, pela sr.ª Maria Giovana Fortunato, que explanou sobre as atividades do grupo “Mulheres pela Vida”, especialmente no que tange a indicadores para o monitoramento de políticas públicas regionais de interesse das mulheres.