Chove 26,8 mm em três horas; Defesa Civil monitora pontos de alagamento

A Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste monitora pontos que tradicionalmente sofrem com alagamentos em Santa Bárbara d´Oeste. Na manhã de quarta-feira (11), das 7h às 10h, choveu 26,8 milímetros no município. O volume foi registrado no pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) IV, do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara), no bairro Souza Queiroz, do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).  Apesar da chuva forte, o órgão não registrou alagamentos na cidade.

 

O Ribeirão dos Toledos aumentou o volume, mas, a sua calha tem suportado bem.  O coordenador da Defesa Civil local, Paulo Rogério de Barros, informou que a equipe  continua fazendo a vistoria em pontos que tradicionalmente  sofrem com  alagamentos do município.

 

A Prefeitura Municipal segue com os serviços de desassoreamento do Ribeirão dos Toledos. O serviço, realizado por escavadeira hidráulica de braço longo, ocorre no Jardim Conceição. A ação preventiva consiste no aprofundamento da calha e retirada do material assoreante que obstrui o leito do ribeirão e impede o livre fluxo das águas.

 

Recomendações

 

O coordenador da Defesa Civil destacou, ainda, que a recomendação do órgão é não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

 

Previsão

 

Conforme Boletim do Cepagri da Unicamp, em seu site, o tempo permanece instável pelos próximos dias, com previsão de chuvas recorrentes pelo menos até meados da próxima semana, na forma de temporais, marcados por trovoadas e fortes pancadas de chuva, seguidos por períodos de chuvas mais leves. Os picos de chuva forte podem ocasionar transtornos, como alagamentos e enxurradas. As tempestades que se desenvolverem entre ontem e os próximos dias poderão resultar, além das trovoadas e chuvas fortes e volumosas, rajadas de vento e granizo em alguns pontos da região, especialmente na quinta e sexta-feira

 

 

Região

 

Em Americana, a forte chuva da manhã deixou em estado de atenção alguns pontos onde frequentemente são registrados alagamentos. De acordo com a Defesa Civil, foram 37,5 milímetros de precipitação. Em Piracicaba, a chuva causou transbordamento de córregos, alagamento de ruas e deixou moradores de comunidades desabrigados, na tarde de terça-feira (10).