Danilo Pagotto cria imagem de Nossa Senhora das Graças com 5 metros

O artista plástico e sacro Danilo Pagotto, que tem oficina em Santa Bárbara d´Oeste, criou uma imagem de Nossa Senhora das Graças com 5 metros. A peça com o esplendor na cabeça fica ainda mais alta e pode chegar a 6,5 metros. O tamanho da obra chama a atenção pelo tamanho e inovação.
A escultura conta com o trabalho de Danilo Pagotto, Giacomo Willians Euzébio e Júnior Pagotto, seu irmão. A imagem será enviada para a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Ibiritê, em Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Lá será instalada em cima da igreja, em uma montanha. Outro destaque é que ficará sobre uma estrutura giratória. O seu esplendor também contará com iluminação de LED.
A confecção da obra utiliza diversas técnicas de artes plásticas e um sistema mais tecnológico desenvolvido por um centro de usinagem criado pelo próprio artista, o que inovou a produção. A imagem foi feita com um bloco maciço de isopor com densidade fator 5 e laminada com fibra de vidro, material utilizado em equipamentos náuticos. Ao todo, a estimativa de peso da peça é de 800 quilos.
Segundo Danilo Pagotto, a imagem foi concluída na quarta-feira, dia 11 de janeiro, data de seu aniversário. Agora, a equipe está realizando os últimos acabamentos, que consistem na pintura de arabescos e policromia da imagem, dando o efeito de luz e sombra no paramento da imagem. A obra deve seguir para Ibiritê, Minas Gerais, em fevereiro. Anteriormente, Danilo já tinha feito uma escultura com 2,5 metros.
A peça de Nossa Senhora das Graças criada por Danilo é idêntica a imagem que foi cunhada na Medalha Milagrosa. Foi um pedido de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina Labouré, uma religiosa que teve visões da Santíssima Virgem, para cunhar a medalha, em 1830, em Paris. O azul de seu manto representa o céu, o branco a pureza e a serpente na base é uma profecia de Gênesis, que diz que a Mulher esmagará a cabeça da serpente. Por sua vez, o globo na base representa o universo, a qual Nossa Senhor intervém por toda humanidade. No esplendor as 12 estrelas representam os 12 apóstolos.
Danilo trabalha com qualquer material: mármore, madeira, bronze, azulejos, pinturas de murais, vitrais e sabe manusear todos os materiais usados para a ornamentação de uma Igreja, inclusive talha madeira e mármore. Para ele, é um dom de Deus, pois nunca estudou de forma acadêmica e profissional. “Trazer a arte, a beleza, é um sinal do amor, do carinho de Deus para com a humanidade”, disse.
Pagotto nasceu em Piracicaba e com 6 anos veio morar em Santa Bárbara d´Oeste. No município passou toda a sua juventude e adolescência até os 20 anos, depois seguiu a vida religiosa durante nove anos e hoje se dedica a artes plásticas. A sua família dona Iara Pagotto (mãe) e Wilson Roberto Pagotto (pai), moram na Vila Sartori. Ele tem um irmão Wilson Roberto Pagotto Júnior. Quem quiser agendar visita a imagem pode entrar em contato pelo celular (11) 97187-8811.