Cabeça d´água em represa faz Ribeirão dos Toledos transbordar

O Ribeirão dos Toledos transbordou no sábado, pela manhã, por volta das 10 horas. Uma cabeça d´água caiu  na Represa Areia Branca e  aumentou o volume do manancial, causando o alagamento de vias na região do Jardim Conceição e Santa Alice, informou o coordenador da Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste, Paulo Rogério de Barros.

 

Segundo Paulo, o fenômeno ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores ou ao longo do curso d´água. Ele explicou que o volume de água demorou oito horas para chegar à parte baixa do ribeirão e causar o transbordamento. Já a água começou a baixar às 21 horas de sábado e normalizou somente no domingo. A Defesa Civil interditou os locais alagados e monitorou a situação. Não houve desabrigados.

 

Conforme informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste, em janeiro já choveu 239,40 milímetros. O dado é do  pluviômetro  da autarquia, instalado na Estação Elevatória Santa Alice, no bairro Santa Alice, ponto de captação e adução de água bruta. A equipe coleta os dados de chuvas diariamente às 6 horas. O volume registrado de sexta-feira até domingo foi o seguinte:  dia 19 (25,20 mm); dia 20 (7,60 mm); dia 21 (27,40 mm); e dia 22 (2,40 mm). Para janeiro a estimativa é de 233 mm, portanto, já atingimos a média do mês. 

 

De acordo com Boletim do Cepagri da Unicamp, em seu site, para hoje,  terça-feira, a condição de instabilidade persiste e é reforçada, potencializando os impactos das tempestades que se desenvolverem. Além de chuva localmente forte e descargas elétricas, há possibilidade de fortes rajadas de vento e granizo pequeno em pontos isolados especialmente durante a tarde. As temperaturas ficam entre 20 e 29ºC. A tendência é de tempo firmando a partir da noite, após a passagem de uma frente fria pelo oceano.

 

Para a quarta-feira, a expectativa é de tempo firme, com ventos moderados durante o dia e fortes à noite, e condição de céu parcialmente nublado a predomínio de sol. Não se descarta a ocorrência de pancadas rápidas e isoladas de chuva na região, apesar das baixas probabilidades – as chuvas estarão concentradas em MG e nas áreas paulistas de divisa com o estado mineiro. As temperaturas ficam entre 19 e 31ºC.