Caminhada celebra centenário do horto
Na manhã do sábado passado (28), dezenas de pessoas participaram da Caminhada Histórica em celebração ao Centenário do Horto de Tupi. Os participantes saíram da Paróquia São José de Tupi e seguiu até o horto florestal, no Distrito de Tupi, em Piracicaba.
Participaram moradores de Piracicaba, Santa Bárbara d´Oeste, Nova Odessa, Americana e outras cidades. No grupo também um estudante inglês. Eles puderam conhecer um pouco sobre a história do distrito de Tupi e do Horto, com o historiador Antonio Carlos Angolini e integrantes do Horto.
No Horto, os participantes tiveram um encontro no Centro de Visitantes para apresentação da estação experimental. Também houve o plantio por crianças da árvore escolhida como símbolo do Horto, o pau-brasil, escolhido em concurso. No dia 24 de janeiro, quando ocorreu o evento oficial comemorativo, também houve o plantio de pau-brasil.
O encerramento foi marcado por um piquenique comunitário. “A caminhada histórica busca um resgate da história do bairro Tupi e do Horto Florestal, que nasceram juntos à expansão da malha ferroviária do Estado de São Paulo e a inauguração da estação de trem em Tupi”, destacou Angolini.