Defesa Civil do Estado faz alerta de chuvas fortes

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta que, entre ontem,  terça-feiradia 31 de janeiro, e  sexta-feiradia 3 de fevereiro,  há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões do Estado de São Paulo. Para a região de Campinas, a qual Santa Bárbara d´Oeste faz parte, a previsão de acumulados  de chuva de 120 milímetros.

 

“ Diante deste cenário recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois haverá  risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo. Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193”, divulgou a Defesa Civil estadual.”

 

De acordo com informações do Boletim do Cepagri da Unicamp, em seu site, o tempo permanece instável, com nebulosidade variável (alternando períodos de parcialmente nublado e de céu nublado), e com previsão de chuvas pelos próximos  dias, sobretudo na forma de temporais nos períodos da tarde e da noite, pois ainda há entrada expressiva de umidade nos níveis baixos da troposfera e mecanismos para o desenvolvimento de nuvens profundas.

 

Para  hoje, quarta-feira, segundo o Cepagri,  o aspecto termodinâmico da condição atmosférica implica em movimentos verticais mais vigorosos do ar, o que potencializa os impactos das tempestades que se desenvolverem na região, mantendo o alerta para riscos associados à chuva localmente forte e volumosa e descargas elétricas, e com maiores probabilidades de rajadas de vento superiores a 50 km/h e granizo. As temperaturas ficam entre 20 e 28ºC.

 

A tendência para a quinta-feira é de chuvas, que podem ocorrer a qualquer momento do dia, sendo preferenciais os períodos da tarde e da noite. Há possibilidade de tempestades, mas a ocorrência e severidade das mesmas dependerá das condições de tempo entre a manhã e início da tarde: se a condição for de céu nublado com chuvas, o potencial para o desenvolvimento  de temporais é limitado; se houver entradas de sol, a instabilidade é reforçada e o ambiente se torna favorável para a formação de tempestades severas – sendo esse o quadro mais provável até o momento. As temperaturas ficam entre 20 e 28ºC, no caso de períodos de sol entre nuvens pela manhã. No caso de chuvas já pela manhã, as máximas não passam dos 24ºC.