Café da horta realiza 1º Encontro de 2023

Na manhã do  dia 29 de janeiro, aconteceu o 1º Encontro de 2023 do Café da Horta. O evento ocorreu na horta orgânica suspensa em vasos, localizada na Rua Alfredo Groppo, 295, Jardim Europa IV, uma antiga viela.  O espaço é cuidado por Maria Auxiliadora Faustino de Souza e Eliana Souza.

 

Segundo a professora Dionéa Fronza, idealizadora do programa, o local desta horta orgânica suspensa  em vasos era uma viela, onde por muitos anos era jogado lixo de todo tipo no terreno. Hoje, esta horta orgânica em vasos ocupa  o início e o fim de um lado desta viela e do outro lado é uma horta de outra moradora do bairro e ainda ficou um caminho estreito no meio para passagem dos moradores. No espaço são  produzidos: verduras, temperos, ervas medicinais, Pancs (Plantas alimentícias não convencionais)  e frutas, tudo de procedência orgânica.

 

“A Prefeitura não vencia tirar os resíduos da área e nem conscientizando com placas informativas resolvia o problema. Isso acarretava danos de saúde pública para aqueles moradores que conviviam com o mau cheiro, poluição visual  desagradável e visita em suas residências de diversos tipos de animais peçonhentos  que eram criados naquele local como: aranhas, escorpiões, ratos, baratas, mosquito da dengue e até cobras. A construção desta horta orgânica suspensa em vasos acabou com tudo isso, ajudando o meio ambiente e a população que ali vive”, contou.

 

De acordo com Dionéa, agora as responsáveis pela local  doam verduras, frutas  e ervas da horta para as pessoas em situação de vulnerabilidade  social e ajudam o projeto Café da Horta a incentivar que mais pessoas construam suas hortas orgânicas, ou seja, que produzam alimentos para seu consumo seu uso sem uso de agrotóxicos.

 

No encontro de domingo, a Maria apresentou um cartaz com fotos o antes e depois  deste local e contou resumidamente todas as etapas até a construção desta horta.  Durante a visitação  no espaço, foi feita explicação de quase todas as plantas que a compõem em especial, foi falado sobre a taioba que é uma Pancs.  Ao término todos receberam uma lembrancinha e doação de sementes e mudas.

 

O projeto, além das visitações, uma vez por mês, em cada horta  para valorização desses espaços, mostrar os diversos tipos de horta, também irá promover: cursos, oficinas, trocas de mudas e sementes, receitas, ajudar na construção de outras hortas e composteiras, valorizando o conhecimento  popular e técnico de todos os integrantes , pois sempre ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. Poderá participar do Projeto Café da Horta a comunidade em geral. Em especial pessoas que tenham horta orgânica seja ela horta individual ou coletiva e que se localize na zona rural ou urbana. “Convidamos todos  para participar do grupo, em especial, as pessoas que têm horta orgânica na área urbana ou rural  de nossa cidade e demais interessados no assunto”, finalizou.  Mais informações pelo celular (19) 99442-1339.