Cedoc está em busca de depoimentos sobre o Romi-Isetta
O Cedoc ( Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi) está buscando pessoas que queiram compartilhar suas histórias e relatos relacionados com o Romi-Isetta. O objetivo é a elaboração de um vídeo com depoimentos e informações de ex-funcionários da linha de produção, antigos moradores da Santa Bárbara d'Oeste ou de pessoas de qualquer lugar do país que tiveram “causos” com o carro, principalmente nas décadas de 50 e 60. Caso você seja ou conheça alguma dessas pessoas e queira colaborar, entre em contato através do e-mail cedoc@fundacaoromi.org.
Esta proposta é parte do projeto “Preservação dos desenhos técnicos do Cedoc da Fundação Romi” (Pronac 203927) que está sendo executado pelo Cedoc desde junho de 2021, para preservar e difundir o acesso aos documentos históricos pertencentes ao acervo da instituição que corroboram para a identidade e memória de Santa Bárbara d'Oeste como cidade pioneira na fabricação do Romi-Isetta, o primeiro carro nacional.
O Romi-Isetta é o primeiro carro de passeio fabricado em série no Brasil e foi produzido pela Romi S.A. de Santa Bárbara d'Oeste. O lançamento oficial do veículo aconteceu em 5 de setembro de 1956. Para a fabricação do Romi-Isetta no Brasil, Américo Emílio Romi e Carlos Chiti negociaram um contrato de transferência tecnológica com o fabricante original do Isetta, a ISO Autoveicoli SpA, de Milão, Itália. Na Romi S.A. localizada na avenida Pérola Byington em Santa Bárbara d'Oeste, um pavilhão de estrutura metálica e de concreto, com 25 mil metros quadrados, foi construído para a instalação das linhas de montagem do Romi-Isetta. O carro foi fabricado até 1961. O projeto “Preservação dos desenhos técnicos do CEDOC da Fundação Romi” é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Romi S.A.