Primeiros dias de fevereiro chove 63,60 milímetros em SB
Santa Bárbara d´Oeste teve chuvas constantes nos primeiros dias de fevereiro. No período de 1 a 6, choveu 63,60 milímetros. Os dados são de pluviômetro do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d´Oeste), instalado na Estação Elevatória Santa Alice, no bairro Santa Alice, ponto de captação e adução de água bruta. A medição é feita diariamente às 6 da manhã pela autarquia.
De acordo com o balanço, no dia 1º, choveu 31,5 mm; dia 2 (9,2 mm); dia 3 (1,7 mm); dia 4 (4,7 mm); dia 5 (15,5 mm); e dia 6 (1 mm). Para o segundo mês do ano, a previsão estimada é de 168 milímetros. Em janeiro de 2023 choveu 238,90 milímetros.
Conforme Boletim do Cepagri da Unicamp, em seu site, o tempo hoje segue muito instável, e com previsão de nebulosidade variável (predomínio de céu nublado, mas com períodos de parcialmente nublado) e de tempestades potencialmente severas – o que significa que, além de muitas descargas elétricas e chuva localmente forte e volumosa, há possibilidade de fortes rajadas de vento e granizo de diâmetro superior a 2 cm. Os riscos meteorológicos estão associados às chuvas fortes e volumosas, como enxurradas e alagamentos, e também à ação de fortes ventos e granizo, oferecendo risco à segurança e à propriedade. Essas tempestades podem já se formar a partir da manhã, embora as maiores probabilidades se concentrem nos períodos da tarde e da noite.
Além das chuvas intensas ocasionadas pelas tempestades ativas, períodos de chuvas mais leves e prolongadas podem ocorrer, associadas às tempestades já desconfiguradas. A tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva na região, apesar das probabilidades relativamente baixas: embora haja condição para a formação das nuvens, o desenvolvimento das mesmas é limitado por um ar muito seco na média troposfera. Apesar disso, algumas nuvens poderão se desenvolver ao ponto de resultar em pancadas rápidas e isoladas de chuva.