Quaresma: Bispo irá presidir missa de abertura na Catedral de Piracicaba

Hoje,  Quarta-feira de Cinzas, tem início a Quaresma, período preparatório para a celebração da Páscoa. O bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, presidirá a Santa missa de abertura do Tempo Quaresmal na Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba, hoje,  Quarta-feira de Cinzas, às 19h30.

 

As paróquias de todas as cidades da Diocese de Piracicaba, inclusive as de Santa Bárbara d´Oeste,  realizam, hoje,  programação própria para as missas de Imposição das Cinzas, celebração que marca o início da Quaresma. Informe-se na sua paróquia ou na igreja mais próxima de sua casa sobre a programação religiosa para este período.

 

O bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, explicou que a Quarta-feira de Cinzas marca o início do período litúrgico da quaresma, que são 40 dias em que a igreja se coloca em atitude de reflexão, olhando para a própria realidade e reconhecendo sua fragilidade buscando fazer um caminho de conversão. Desde as primeiras comunidades cristãs, esse período é marcado por exercícios de piedade, jejum e esmola.

 

Com relação às cinzas, Dom Devair informou que essas são preparadas pela queima das palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior. As cinzas abençoadas são colocadas na cabeça dos fiéis em sinal de penitência.

 

Sobre a abstinência de carne, o bispo disse que a igreja pede na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão. Ele orientou que a pessoa tem que ter a consciência de não substituir a carne por algo mais caro e até mais saboroso. É um ato de penitência para encontrar esse caminho de conversão.  O tempo quaresmal segue  até quinta-feira da Semana Santa, antes da missa vespertina da Ceia do Senhor. 

 

Com o início da Quaresma, ocorre também o início da Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema: “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. O lançamento acontece oficialmente no dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF).