Roda de Conversa celebra Dia da Mulher em SB

Dia Internacional da Mulher foi comemorado, ontem,  com Roda de Conversa, no Museu da Água. O tema abordado foi a “A situação dos Direitos Humanos das Mulheres e Meninas  - Violações,  Vulnerabilidade. Ações necessárias para reparações e garantia de Políticas de Proteção Integral respeitando a diversidade”. 

 

A promoção foi do CMPDDM (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher) de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com a Secretaria de Promoção Social/Serviço Social em Promoção a Cidadania  Imaculada Conceição/ OAB-Mulher de Santa Bárbara. O objetivo foi  trazer o debate sobre mecanismos de defesa e proteção das mulheres  e meninas oferecidas pelo município, funcionalidade e novas experiências.

 

A presidente do Conselho da Mulher, Ione da Silva, disse que a roda de conversa superou as expectativas, pois, tiveram a oportunidade de ouvir sobre as ações de cada equipamento público da rede de apoio às mulheres. No caso da Delegacia da Mulher o Dr. Donizete falou das novidades da DDM e que a cada dia o espaço tem se aprimorado e se especializado no atendimento da mulher. 

 

O Anjo da Guarda da Mulher, pelo qual guardas municipais acompanham o cumprimento das medidas protetivas, que impedem a aproximação dos agressores das vítimas,  é uma referência e tem, inclusive, o aplicativo do pânico. Com o  CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social conhecer um pouco mais de perto como o mesmo desenvolve as atividades, o apoio e a acolhida que faz às mulheres, crianças e idosos. Além disso, sobre o abrigo das mulheres que acolhe, trata e orienta as mulheres, para reconstruir a vida e virar a página da violência.

 

Com relação a termos estatísticos, ano passado,  foram 319 medidas protetivas. Neste ano, janeiro e fevereiro, já somam 60. No Creas 49 mulheres são acompanhadas por violência doméstica.