Pastoral da Esperança é implantada em 15 paróquias da Diocese
No último sábado (25), ocorreu na Cúria Diocesana o encontro para implantação da Pastoral da Esperança em 15 paróquias, de cinco cidades, da Diocese, entre elas Santa Bárbara d´Oeste. O coordenador diocesano é o diácono Marcos Roberto do Nascimento.
A Pastoral da Esperança é o trabalho feito pela Igreja em favor daqueles que perdem seus entes queridos. O objetivo da pastoral é confortar espiritualmente as famílias, assistindo-as nos velórios e, até mesmo, realizando encontros de oração em suas residências nos dias subsequentes ao sepultamento. Também evangelizar sendo presença misericordiosa junto às famílias enlutadas levando a mensagem salvífica de Cristo, testemunhando a compaixão humana e solidária no anúncio de Cristo Ressuscitado, nossa Esperança. Em alguns lugares podem se realizar as chamadas Novenas de Consolo e Esperança. Após o sepultamento os membros da Pastoral visitam a família e rezam nove dias seguidos em suas residências, para consolá-las e alimentar a fé e a esperança na ressureição.
Participaram da atividade representantes das paróquias Nossa Senhora dos Prazeres, Imaculado Coração de Maria, Santo Antônio – Catedral, Menino Jesus de Praga, São Judas Tadeu, Santa Catarina, São João Batista Precursor, Santa Rosa de Lima e Sant’Ana (todas de Piracicaba); além da São Francisco de Assis, Imaculada Conceição e São José (de Santa Bárbara d’Oeste); Nossa Senhora Aparecida (Rio Claro); Nossa Senhora de Fátima (Capivari) e São Joaquim (Santa Gertrudes).