Defesa Civil local prorroga Operação Chuvas de Verão

A Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste prorrogou até o dia 15 de abril o fim da Operação Chuvas de Verão 2022/2023. A medida segue orientação da Defesa Civil Estadual, que prorrogou o prazo para os 177 municípios que fazem parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), por causa da previsão de uma frente fria na primeira quinzena deste mês, que pode acarretar fortes chuvas em todas as regiões.

 

O Decreto Municipal nº 7.427 de 31 de março de 2023, que prorroga o Plano de Contingência para a Operação “Chuvas de Verão”- 2022/2023 prazo fixado no Decreto Municipal 7.378/2022, foi publicado na edição de ontem, terça-feiradia 11 de abril, no Diário Oficial do Município.

 

A operação teve início em 1º de dezembro de 2022 e estava prevista para terminar em 31 de março. A decisão foi tomada em conjunto com todos os coordenadores e diretores das Defesas Civis estaduais e regionais, IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental) e IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica). Conforme balanço da Defesa Civil Estadual, durante a operação foram registradas 400 ocorrências, que resultaram em 98 mortes, cinco pessoas desaparecidas, 58 feridas, 20025 desalojados e 3410 desabrigados.

 

Conforme Boletim do Cepagri da Unicamp, em seu site, a previsão para Região Metropolitana de Campinas, a partir de hoje, é que o maior teor e a melhor distribuição de umidade em diferentes altitudes voltam a favorecer condições para ocorrência de pancadas de chuva na região. Dessa forma, a previsão para a quarta e quinta-feira é de períodos de predomínio de sol pela manhã, com desenvolvimento de nuvens a partir da tarde, culminando em pancadas rápidas e isoladas de chuva a partir da tarde. Na quarta e na quinta-feira, as temperaturas ficam entre 18 e 29ºC.