Casos de dengue registram queda de 85,34% no 1º trimestre em SB
Os casos de dengue registraram queda de 85,34% no primeiro trimestre de 2023 em Santa Bárbara d´Oeste. Ano passado, no mesmo período, foram registrados 778. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, fornecidos pela assessoria de imprensa da Prefeitura.
Em 2022, de janeiro a dezembro, ao todo, foram 5.989 ocorrências da doença e 13 óbitos. Já no primeiro trimestre de 2022 e de 2023 não foram registrados óbitos por dengue no município.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o sorotipo circulante na região, DENV-1, é o mesmo que predominou na epidemia de dengue do ano passado. Então, a imunidade conferida àqueles que pegaram dengue no último ano pode explicar, em parte, o menor número este ano. Ao mesmo tempo, a Prefeitura tem intensificado as ações de controle do vetor Aedes aegypti nos primeiros meses do ano. A Secretaria monitora semanalmente (por meio de ovitrampas/armadilhas) toda a área urbana do município e atua nas áreas de maior infestação, mesmo antes do aparecimento de casos confirmados. Atualmente, seguem as ações de rotina e nebulização em áreas com casos confirmados.
Outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano no Município. Além dos serviços descritos, também são promovidas: visitas casa a casa para vistoria dos imóveis e orientação aos moradores; visitas aos Pontos Estratégicos (locais com alta probabilidade de proliferação de mosquitos, como ferros-velhos, borracharias, recicladores, floriculturas, cemitérios, entre outros); monitoramento entomológico com uso de ovitrampas (armadilhas para ovos de mosquito); e visitas em Imóveis Especiais (locais com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde, supermercados, shoppings, centros comunitários, igrejas, entre outros).
Vale ressaltar que qualquer caso de dengue é preocupante, já que algumas pessoas desenvolvem as formas graves da doença. Portanto, devemos estar constantemente atentos, intensificando as ações de controle do vetor Aedes aegypti.