Reunião discute ações de prevenção a queimadas na área rural
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizou, na quarta-feira (12), uma reunião com o objetivo de traçar um plano conjunto de combate e prevenção a queimadas nas áreas rurais do município. Em breve, tem início o período de estiagem. O encontro, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, contou com as presenças dos secretários Cleber Canteiro, de Meio Ambiente, e Rômulo Gobbi, de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Miguel Brito, secretário Adjunto de Governo, representantes da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), Renata Camargo, da CATI-Secretaria de Agricultura, Antônio Lopes Júnior, da Usina Iracema, Rafael Gonçalves, da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Rodolfo Penatti, do Grupo Raízen, Gustavo Tognin, do Corpo de Bombeiros, Sargento Leonardo Zamboni, do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Luciana Giatti Amaral e Gustavo Iamondi, e o vereador Joi Fornasari.
Durante o encontro, foi discutida a troca de experiências e intercâmbio de ideias, além da transferência de conhecimento específico entre os envolvidos. Também foi exposta a evolução dos procedimentos e equipamentos de prevenção e combate às queimadas e incêndios dos últimos anos, envolvendo empresas, Bombeiros e Defesa Civil. As empresas devem iniciar a colheita pelas áreas mais próximas da zona urbana, reduzindo o período de risco de fogo na plantação nesses locais e os equipamentos de combate disponibilizados em pontos estratégicos, possibilitando rápido combate quando acionados.
“A pedido do prefeito Rafael Piovezan, articulamos a reunião com diversos setores públicos e privados, visando nos antecipar às situações que são recorrentes na época de estiagem. Agindo em conjunto poderemos evitar incêndios em áreas de plantio e matas, contribuindo para preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro. “Esclarecemos as medidas a serem adotadas durante a estiagem para reduzirmos ao máximo as queimadas em áreas rurais e a importância do esforço de todos para alcançarmos esse objetivo”, completou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi.
“Além da fuligem, que incomoda todos os munícipes, sujando os quintais das casas, as queimadas ampliam a incidência de doenças respiratórias, impactando diretamente no atendimento nos postos de saúde”, afirmou Joi. Ele destacou também os prejuízos ambientais e o risco de acidentes provocado por fogo nas marginais das rodovias.
Durante a reunião, Joi cobrou ações mais efetivas do setor canavieiro, para combater os focos de incêndio com mais agilidade, e sugeriu a limpeza e a manutenção de aceiros (desbaste de terreno que circula as plantações, com o intuito de evitar que o fogo se propague). Ele relatou, ainda, que representantes do setor canavieiro informaram que no entorno da cidade fizeram o plantio de cana precoce para a colheita ser feita primeiro. Outra informação é que possuem equipes em pontos estratégicos.
Presentes na reunião, representantes da empresa Raízen ressaltaram que a prevenção de incêndios é um compromisso de todos e divulgaram um telefone de emergência para quem identificar fogo em canavial: 0800 770 2233. Além desse número, as pessoas também podem acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil (3458-1388)