DAE inicia revisão do Plano de Combate às Perdas

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste deu início aos estudos de revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas e segue com a proposta estabelecida no Plano Municipal de Saneamento Básico em vigência, que é alcançar os 25% de perdas até 2035. Várias ações nesse sentido já foram executadas pela Autarquia.

Na ultima sexta-feira (14), o diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Júnior, e sua equipe técnica participaram da reunião onde a empresa contratada, a RHS Controls – vencedora da licitação – apresentou sua metodologia que visa elaborar diagnósticos e estudos para readequação e melhoria do sistema de distribuição de água.

“Seguindo a mesma linha de avanços com inovação estabelecida pelo prefeito Rafael Piovezan, nossa equipe de Melhoria Contínua vem trabalhando forte para colocar nosso atual Plano de Redução e Controle de Perdas em prática”, comentou Laerson. “Como resultado da execução de um planejamento de mais de 70 ações já efetivadas, conseguimos uma redução na nossa captação de água bruta de mais de 2,4 bilhões de litros durante o período de fevereiro de 2021 até fevereiro de 2023 (levantamento feito com base nos dados publicados no site da ‘Sala de Situação PCJ’)”, completou.

O DAE vem trabalhando forte em saneamento básico e o programa de redução de perdas conta com várias obras e ações já concluídas e em andamento, como trocas de redes e adutoras antigas, setorização na distribuição de água, troca de hidrômetros e pesquisas de vazamentos.

Dentre as várias ações, destaca-se o controle de medição por meio de instalação de macromedidores nas redes de água, nas saídas da água tratada das Estações de Tratamento de Água do município. Com os novos equipamentos, a Autarquia gerencia com maior eficiência o controle de perdas por conta de uma análise mais precisa na identificação de vazamentos invisíveis através dos Distritos de Medição e Controle (DMC), criado pelo DAE barbarense.