Núcleo de Educação Integrada realiza o 1º NEI Narra
Na semana passada, na quarta-feira (12/04), o NEI - Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, realizou o 1º NEI Narra para os alunos da Educação Infantil. A iniciativa promoveu, em uma só noite, diversas sessões de contação de histórias, encenadas por educadores e familiares dos alunos.
Inspirados pelas práticas realizadas em escolas de Reggio Emilia, na Itália e Argentina, alguns educadores decidiram realizar o evento, uma vez que a atividade está diretamente relacionada ao tema gerador “Ler para libertar: a imaginação, a realidade e a criticidade”. Este é o tema que está norteando todos os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo de 2023.
A proposta partiu da ideia de que todos podem (e devem!) ser contadores de histórias. As famílias foram convidadas para participar desse movimento e com os livros selecionados pelas e para as crianças da Educação Infantil, foram realizados três ensaios preparatórios. Cada família teve um educador responsável para que juntos planejassem, produzissem os materiais necessários e encenassem a história escolhida, sempre prezando pela sustentabilidade, que foi um dos objetivos da proposta.
No fim da tarde do dia 12 de abril, todos os alunos da Educação Infantil e seus familiares tiveram um tempo de apreciação dos livros distribuídos pelo espaço da escola, para despertar nas crianças o interesse pela leitura. Depois, cada família pode escolher, entre 10 opções de narrativas oferecidas, 3 apresentações para assistirem. Ver sua própria família ou os familiares de seus amigos encenando as histórias, foi algo mágico para os pequenos. O envolvimento das famílias participantes também foi admirável, uma vez que mostraram suas habilidades, aproximando-se do universo escolar das crianças.
“Promover o 1º NEI Narra foi realizar um sonho. Ter vivido essa prática nas escolas que visitamos foi enriquecedora e o envolvimento das famílias nesse processo foi fundamental para também colocarmos em prática com as nossas crianças”, declara Aline Franco Teixeira Luiz, Coordenadora Pedagógica do NEI.