Guarda Mirim completa 52 anos

A Guarda Mirim de Santa Bárbara d’Oeste completa, nesta  sexta-feira, dia  21 de abril, seus 52 anos de fundação,  há quem diga que ela é mais antiga e já existia em 1971, ano em que tornou-se oficialmente uma entidade fundada. O atual presidente é José Carlos dos Reis e o coordenador João Luiz de Siqueira.

 

“Fica aqui o nosso profundo agradecimento aos cidadãos barbarenses que passaram pela entidade, tanto como guardinhas, presidentes, comandantes, colaboradores, voluntários e associados de um modo geral. São tantos que é quase impossível relacioná-los, calcula-se que nestes 52 anos mais de 30 mil famílias utilizaram o serviço da entidade, foram atendidas e formaram-se Cidadãos de Bem”, destacou o coordenador da entidade,  João Luiz de Siqueira, em divulgação sobre o aniversário.

 

Neste ano, o projeto ganhou um novo laboratório com 40 equipamentos de informática, além de uma nova sala de aula com mais 10 equipamentos de informática, todos novos e atualizados. A conquista foi através de uma importante parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).

 

Hoje, a entidade fornece gratuitamente o Programa Integrar, onde prepara-se o adolescente em módulos de Administração e Desenvolvimento Pessoal que dura aproximadamente seis meses, tendo um Certificado ao final do Programa. Após esta preparação os jovens ficam aptos a fazerem parte do quadro de Jovens Aprendizes ou Estagiários, conforme a necessidade das empresas. A capacidade de atendimento neste é de até 180 adolescentes por semestre.

 

Além de novo laboratório e nova sala de aula informatizada, o programa Integrar foi desenvolvido com distribuição de matérias conforme a indicação e necessidade das empresas parceiras. “Onde a ênfase é uma carga horária maior no módulo Excel, o mais utilizado pelos aprendizes em nossas empresas parceiras”, informou o coordenador da entidade.

 

No ano de 2022, a entidade formou 170 jovens gratuitamente e  forneceu 16.723 refeições, entre almoços e lanches. Este ano, a estimativa é formar até 280 jovens e fornecer até  26.000 refeições.  “Superando as dificuldades do mercado, a entidade vem se mantendo e não é incomum alguém ainda perguntar se a Guarda Mirim ainda existe,  existe sim e a perspectiva é de atender cada vez mais famílias”,  comenta  João Luiz.

 

Este ano, a Guarda Mirim está com as inscrições abertas para os nascidos no ano de 2008. As inscrições podem ser realizadas através da página do Facebook da entidade: guardamirimsbo.

 

 

Escola de Pais do Brasil

 

Importante destacar o trabalho conjunto com a Escola de Pais do Brasil  que desenvolve um projeto com os pais e responsáveis dos jovens da Guarda Mirim. Projeto esse que dura sete semanas e tem certificado no final. “O objetivo é trabalhar a família para que o desenvolvimento do jovem transforme também o grupo familiar”,  destaca a assistente social Milene Tomazini.

 

As entidades formadoras,  caso da Guarda Mirim de Santa Bárbara, tem representatividade nacional através da Federação Febraeda, com sede em São Paulo Capital. Anualmente é feito um Encontro que dura dois  dias, no mês de outubro, onde se encontram Entidades de todo o Brasil e durante o encontro é feito capacitação as participantes. O atual presidente da entidade, José Carlos dos Reis, é membro da diretoria da Febraeda.

 

Em Brasília existe uma Frente Parlamentar com dezenas de Deputados que atuam acompanhando toda matéria, Lei ou mudança na Lei da Aprendizagem. “Já participei em Brasília de uma das muitas mobilizações feitas em prol da Aprendizagem” destaca o Presidente Reis. “São tantas histórias e conquistas que merecem ser comemoradas nesta nova fase que a Guarda Mirim está vivenciando, com muita empatia, valor humano e amor pelo que faz”, finalizou a entidade.